A superintendente da Receita Federal foi um dos destaques deste eixo
Texto Lucas Leite
Desmistificar e orientar. Esse foi o grande papel do Eixo de Contabilidade durante a 13ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, nesta sexta-feira (23), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
A superintendente da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, Myrelle Miranda, foi uma das palestrantes do dia e falou sobre “Cidadania em Movimento: Como Conveniar com a Receita Federal para Aumento da Arrecadação nos Municípios”.
Ela explicou que, diferente de como muitas pessoas veem, o órgão não existe apenas como “um leão que está ali para penalizar”.
“A Receita é um órgão que tem um um portfólio de serviços e convênios que podem ajudar a estruturação da administração tributária dos municípios”, explicou a superintendente.
Myrelle Miranda explicou ainda que o bate-papo começou falando sobre a nota fiscal e aproveitou para elogiar o estado de Alagoas, que com o grande apoio da Associação dos Municípios Alagoas (AMA), conseguiu colocar todos os municípios no convênio da Nota Fiscal Eletrônica.
“Estamos numa fase de transição, da mudança de paradigmas e de tributação muito mais simples, muito mais digital. Falamos um pouco do Programa Receita Cidadã, que ressignifica produtos apreendidos, como eletrônicos, calçados, roupas para serem doados para escolas, universidades, que tenham a capacidade técnica de transformar esses produtos”, relatou a superintendente.
Além disso temas como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), o Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), sobre o georreferenciamento espacial e sobre o atendimento virtual, que aproxima ainda mais a população da Receita Federal.
Também participaram do eixo o doutor em Ciências Contábeis e Administração pela FUCAPE Business School, João Eudes, que falou sobre a “Implantação de Sistemas de Custos nos Municípios Brasileiros a partir da ponta”.
Na parte da tarde, foi a vez da conselheira Nacional dos Contadores Públicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Lisa Rubik, que palestrou sobre “Orçamento, Índices, CAUC e Captação de Recursos da Educação”, além da chefe do Departamento de Contabilidade do município de Paineiras (MG), Rachel Felício.
Rachel falou sobre os “Tópicos Contábeis e Orçamentários para Fechamento e Aprovação de Contas junto ao TCE”.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio – Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea – Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Conisul.
Fonte: AMA


