Segundo ele, o seminário tem ainda o intuito de promover a integração e troca de experiências entre municípios, permitindo que os participantes compreendam melhor as normas legais que regem as licitações e contratos públicos, otimizem o uso dos recursos financeiros e adotem práticas mais transparentes e sustentáveis. “O seminário integrado é uma oportunidade estratégica para fortalecer a governança local, melhorar a aplicação dos recursos públicos e garantir mais eficiência e qualidade nos serviços de saúde oferecidos à população”, reforçou o titular do Cosems-AL.
Constam da programação do Seminário do dia 17 (segunda-feira), das 14h às 17h, a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB); seguida da palestra sobre Caminhos do Financiamento Público: Emendas Parlamentares na Saúde e a Gestão dos Recursos do SUS; finalizando a programação do dia com a solenidade de abertura e o lançamento do Curso de Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária em Saúde.
No dia 18 (terça-feira), a partir das 9h serão discutidas a Lei de Licitação, Contratos e Processos de Trabalho; Judicialização em Saúde: Caminhos para evitar a Judicialização; Desafios e avanços na implantação do Programa Agora Tem Especialistas; e saúde digital. Será ainda debatida a atualização do cenário de expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde e a importância do registro de dados em saúde para a qualificação das informações e tomada de decisões.
Vale ressaltar que no dia 19 (quarta-feira) haverá o intercâmbio entre a Diretoria e técnicos do Cosems-AL e equipe de apoio técnico e diretores do Cosems do Piauí. Durante a manhã, a partir das 8h30, será enfocado o processo de trabalho de Alagoas e Piauí, bem como terá a apresentação das experiências exitosas dos Cosems dos dois estados. Na parte da tarde, a partir das 14h será proposto para os participantes um Quiz sobre o papel do apoio, com perguntas norteadoras e, a partir das 16h, haverá a troca de experiências entre os dois grupos.
Fonte: AMA


