O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), levará internet 5G gratuita para os municípios alagoanos e criará o Plano de Trânsito Inteligente para fiscalização e monitoramento de mercadorias em rodovias. A iniciativa prevê um aumento de R$ 5 bilhões na arrecadação do Estado, nos próximos 10 anos. O programa foi estabelecido através da assinatura de acordo entre o governador Paulo Dantas, a secretária Renata Santos (Sefaz) e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, na tarde desta segunda-feira (17), no Palácio República dosPalmares.
Paulo ressaltou que o Estado está dando um passo significativo para interconectar a infraestrutura das cidades à internet, promovendo a inclusão digital na zona rural, impulsionando os moradores no uso das tecnologias. “Medidas como essa, que busca a construção de um governo mais digital e que se conecta com o futuro, visa prestar um serviço inovador, eficiente e seguro. O objetivo é facilitar a vida do cidadão. Esse é mais um compromisso que cumpro”, disse.
Em relação ao investimento na implantação do Plano de Trânsito Inteligente, o governador disse que a iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado. “Ao investir nesse projeto inovador, o Governo do Estado vai obter resultados expressivos na economia. Além disso, teremos um trânsito mais seguro e eficiente. Com essa ampliação da eficiência na gestão fiscal, há a expectativa de o Estado arrecadar aproximadamente cinco bilhões através dessa iniciativa tecnológica”, destacou.
De acordo com José Roberto Nogueira, nos próximos dois anos, Alagoas contará com uma infraestrutura de rede superior a de alguns países. “Essa iniciativa do governador Paulo Dantas é um passo muito grande para conseguir superar o gargalo da digitalização dos serviços através de uma infraestrutura de rede eficiente que conecte toda a zona rural de Alagoas aos serviços do Estado, bem como avance economicamente através do Programa Trânsito Inteligente”, ressaltou.
PROGRAMAS
O Projeto Trânsito Inteligente visa à utilização de AI (inteligência artificial), implantação de câmeras de vídeo-monitoramento com tecnologia QCR, ao longo das rodovias alagoanas, bem como a instalação de balanças dinâmicas em pontos estratégicos e de Speed Dome (câmeras que possuem zoom óptico e que se movimentam por 360º). O plano contará ainda com uma central de monitoramento.
Já a distribuição de internet 5G gratuita para os municípios alagoanos se trata do Projeto Wi-fi nas Praças, que deverá levar o benefício, principalmente, para que os moradores da zona rural se conectem com os serviços públicos essenciais do Estado. A iniciativa ainda promoverá a geração de 250 empregos.
Além da Sefaz, há a expectativa de outras secretarias de Estado, a exemplo da Segurança Pública e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) também adiram à iniciativa.