O modelo, equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave.
Segundo a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto, os testes realizados seguem os padrões da EASE (Agência Europeia de Segurança da Aviação).
“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, disse a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto.
O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.
Em julho passado, o veículo realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h.
A empresa por trás do AirCar afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou "menos de 2 milhões de euros" (R$ 11 milhões) em investimento.
Outras iniciativas
O mercado de carros voadores é promissor: em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.
A empresa britânica Bellwether recentemente fez uma demonstração de um protótipo do seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), que é uma aeronave similar a um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.
Outro projeto similar é o da fabricante chinesa XPeng, que fez um modelo que se parece com um carro superesportivo "de verdade", mas tem asas e hélices para subir aos ares.
Fabricantes como a Embraer, com sua marca EVE, também estão com projetos no segmento.