O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deu a largada na corrida pela cadeira de governador de Alagoas durante lançamento do VLT em Arapiraca, nessa segunda-feira (7), ao lado de seu ex-vice-governador, Luciano Barbosa (MDB), e do deputado Daniel Barbosa (PP), alvo de investidas de JHC (PL).
O senador Renan Calheiros já havia informado que RF deixaria o governo Lula para disputar as eleições, mas havia nos bastidores a esperança — por parte de aliados — que o emedebista conseguisse emplacar uma candidatura a vice de Lula.
Desta vez, Renan Filho confirmou à imprensa que vai deixar a Esplanada dos Ministérios para disputar o governo de Alagoas no próximo ano.
“Eu vou me desincompatibilizar em abril para ficar apto a disputar as eleições ao governo de Alagoas. O senador Renan, que é o presidente do nosso partido, e o governador já têm registrado sempre quando podem o meu nome e eu jamais me furtarei ao povo alagoano e ao meu grupo político a disputar as eleições”, disse.
O “lançamento” de sua candidatura na capital do Agreste acontece em meio a acenos a Luciano e Daniel Barbosa, prefeito de Arapiraca e deputado federal, respectivamente.
A reaproximação pública entre Renan Filho e Luciano Barbosa, durante o lançamento de uma obra que mexe com o sentimento dos arapiraquenses, pode sinalizar a manutenção dos arapiraquenses no arco de alianças do Palácio República dos Palmares, já que os políticos de Arapiraca vinham sendo namorados pela oposição.
Há quem diga, ainda, que a largada de Renan Filho pode ser apenas uma forma de espantar adversários de peso, garantir alianças a seu grupo, mas que RF ainda mantém esperanças em se projetar nacionalmente.