Em contato com os Correios Alagoas, a reportagem foi informada que a exigência pretende dar "maior segurança ao processo", como o rastreamento das encomendas pelo número, além de outras funcionalidades de interatividade na entrega.
"Ao solicitar o fornecimento do CPF, CNPJ ou passaporte (no caso de estrangeiros) - durante a postagem de encomendas nacionais, os Correios visam proporcionar mais segurança ao processo. A medida possibilita o rastreamento das encomendas através dos dados informados, além de permitir a utilização de funcionalidades de interatividade na entrega e garantir que a encomenda seja recebida somente pelo destinatário indicado, no caso dos lockers e Clique e Retire. A estatal destaca também que os dados não ficarão expostos nas etiquetas, conforme orientação prevista na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explicou o Correios Alagoas.
Caso a informação não conste nos pacotes, os Correios dizem que haverá a recusa da postagem no ato do atendimento. “O não atendimento da solicitação implicará em recusa da postagem no ato do atendimento”, disse a estatal de Alagoas. A regra valerá para todas as postagens, à vista ou a faturar.
Para pacotes despachados pelos "lockers" dos Correios e no sistema Clique e Retire serão necessárias também as informações do destinatário, seja CPF, CNPJ ou passaporte, além do telefone celular ou e-mail.