A Federação Francesa de Futebol (FFF) teria chegado a um acordo com Zinédine Zidane para que ele assuma a seleção francesa após a Copa do Mundo de 2026, segundo o jornal espanhol As. A informação surge dias depois de rumores apontarem o ex-jogador como possível retorno ao comando do Real Madrid, clube no qual fez história como atleta, dirigente e técnico.
Zidane também chegou a ser ventilado no Manchester United, em meio à crise que colocou em xeque a permanência de Ruben Amorim. Porém, essas possibilidades teriam sido descartadas, e o francês de 53 anos deve enfim realizar o sonho de dirigir a seleção de seu país.
Caso se confirme, será a primeira experiência de Zidane como treinador fora do Real Madrid. Suas duas passagens pelo clube foram marcadas por enorme sucesso: três títulos da Liga dos Campeões, duas Supercopas da Uefa, dois Mundiais de Clubes, duas La Ligas e duas Supercopas da Espanha. Desde que deixou o comando merengue, em 2021, o ídolo manteve-se afastado do futebol e participou de projetos paralelos, como o trabalho de embaixador da equipe de Fórmula 1 da Alpine.
A sucessão na seleção francesa acontece porque Didier Deschamps já declarou que deixará o cargo após o Mundial de 2026. Ele afirmou que é preciso “saber a hora de parar” e que deseja iniciar um novo ciclo em sua vida. Campeão do mundo como jogador e treinador, Deschamps lidera a equipe desde 2012 e também conquistou a Liga das Nações.
A França já garantiu vaga no Mundial de 2026 ao terminar em primeiro lugar do Grupo D, com 16 pontos em 18 possíveis. Agora, o país mira a conquista do título, repetindo o feito de 2018.
Ainda não há definição sobre o futuro de Deschamps, mas a publicação espanhola afirma que a tendência é que seu próximo destino seja a Arábia Saudita, que vem atraindo nomes de peso do futebol internacional, como Cristiano Ronaldo.
Fonte: Notícias ao Minuto


