spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMunicípiosUsuários do CAPS de Penedo participam de oficina de pintura do Projeto...

Usuários do CAPS de Penedo participam de oficina de pintura do Projeto Nise em Cores e Formas – AMA

-


Usuários e usuárias do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Penedo participaram de uma oficina de pintura realizada pelo Projeto Nise em Cores e Formas, homenagem aos 120 anos de nascimento da psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência mundial no cuidado humanizado em saúde mental.

Além da programação geral do Setembro Amarelo realizado pela Secretaia Municipal de Saúde, a oficina Nise em Cores e Formas é fruto de emenda parlamentar do deputado Paulão e será executada pelo Instituto de Ação, Desenvolvimento e Cidadania (Iadec), em parceria com o Governo de Alagoas.

O projeto prevê, ao longo de todo o mês, uma oficina de pintura aberta para usuários dos CAPS dos oito municípios que integram a 6ª região de saúde, trabalho terapêutico que inclui pintura de um mural situado em espaço público, ao ar livre, no Bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho, no dia 03 de outubro.

“Essa ação é o projeto que estamos participando, onde 10 municípios de Alagoas foram escolhidos para sediar e Penedo foi um deles. Os nossos usuários estão sendo preparados para essa pintura final, que é o mural, com oficinas de pinturas, de traços e mistura de cores. E essas atividades também fazem parte do Setembro Amarelo, voltado para a psiquiatria, à psicologia, da inserção deles na sociedade para saírem com essas bagagem, com mais um aprendizado que pode servir como trabalho”, informa a psicóloga Aycha Rafaela Santos Dantas.

Com pincéis, tintas e liberdade criativa, os participantes podem experimentar novas formas de expressão, mostrando que a arte é também um caminho de cuidado, acolhimento e transformação social. A atividade foi conduzida pelo professor de artes Persivaldo Figueirôa, que compartilhou técnicas de pintura e estimulou a criatividade dos participantes.

“Para nós, é motivo de grande alegria ver os usuários do CAPS participando ativamente dessa oficina. A arte tem um papel transformador, promove inclusão, autoestima e fortalece os vínculos sociais. Esse projeto é também uma homenagem a Nise da Silveira, que nos ensinou que o cuidado em saúde mental precisa ser feito com humanidade e respeito. Em Penedo, seguimos firmes nesse compromisso de oferecer acolhimento e oportunidades para que cada pessoa possa expressar suas potencialidades e ocupar seu espaço na sociedade”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça.

Setembro Amarelo

A oficina faz parte de uma série de ações voltadas ao cuidado integral da saúde mental durante o Setembro Amarelo, valorizando a arte como ferramenta terapêutica e de fortalecimento da autoestima.

Inspirado na psiquiatra alagoana Nise da Silveira, referência internacional no uso da arte como recurso de humanização no tratamento psiquiátrico, o projeto busca dar visibilidade às produções artísticas dos usuários do CAPS e ressaltar a importância da luta antimanicomial.

Quem precisar de ajuda, pode procurar um posto de saúde ou entrar em contato com Centro de Valorização da Vida pelo telefone 188. A ligação é gratuita e está disponível 24h com voluntários capacitados para oferecer uma escuta qualificada, apoio emocional e sigilo absoluto.

Se preferir, acesse o site www.cvv.org.br para um atendimento online.



Fonte: AMA

Leia Também

Últimas Notícias