Vice-presidente da AMA, Jorge Dantas, representou a entidade na solenidade, que destacou investimentos estratégicos para reforçar a segurança nos municípios
Com a presença de diversos prefeitos e prefeitas alagoanos, o Governo do Estado realizou, neste domingo (20), a maior entrega de equipamentos da história da Segurança Pública em Alagoas. Representando a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o vice-presidente da entidade e prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, participou da solenidade realizada em Maceió, reforçando o apoio e a importância do investimento para a segurança nos municípios.
“Para mim é uma honra estar aqui representando prefeitos e prefeitas neste evento, mas uma honra maior é participar de um ato histórico como esse. Eu fico orgulhoso em ver o meu Estado se preparando para se tornar o maior destino turístico do Brasil, esse é nosso sonho. Parabéns governador, esse é um investimento enorme. Parabéns também a toda Polícia Civil e Militar, que agora ganham condições de executar ainda melhor suas funções”, afirmou
Ao todo, foram mais de R$ 50 milhões aplicados na aquisição de armamentos, viaturas, helicópteros, tecnologias e outros recursos que vão reforçar o combate à criminalidade em todo o estado. Segundo o governador Paulo Dantas, o investimento é parte de um esforço contínuo para modernizar a estrutura policial e ampliar a presença das forças de segurança nas ruas — algo essencial também para os municípios, que enfrentam desafios diários na proteção da população.
“Nós investimos 18,5% da receita corrente líquida em 2023. Em 2024, ampliamos para mais de 20%. Então, não adianta alguém falar, criticar, achando que nós não vamos entregar tudo aquilo que nós nos comprometemos. Nós vamos, sim, entregar tudo o que nós pactuamos. Os recursos estão garantidos, inclusive nós estamos com os recursos na conta. E essa aqui é apenas uma demonstração na área da segurança pública”, destacou o governador, ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva.
Entre os destaques da entrega, estão duas novas aeronaves para o patrulhamento aéreo, 145 novas viaturas (sendo 111 para a Polícia Militar, 32 para a Polícia Civil e duas para a Polícia Científica), além de 3 mil pistolas Glock de 5ª geração, coletes balísticos, escudos e armamentos não letais — todos equipamentos que potencializam a atuação dos agentes, inclusive em áreas municipais mais vulneráveis.
Os investimentos somam-se a um esforço mais amplo do Governo do Estado, que já destinou mais de R$ 700 milhões à área de segurança entre 2022 e 2025. A meta, segundo a gestão estadual, é ampliar a capacidade de resposta policial, reduzir os índices de violência e melhorar a sensação de segurança nos territórios municipais, com atuação integrada entre Estado e prefeituras.
Além da entrega de equipamentos, a solenidade também marcou a assinatura de ordens de serviço para novas estruturas, como a sede da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), a criação de academias para os profissionais da segurança e a implantação do Centro de Treinamento da SSP, do Laboratório da Polícia Científica e da Delegacia da Criança e do Adolescente.
Fonte: AMA