Segundo dia do Eixo Educação reúne especialistas para falar sobre empatia, gestão, liderança, financiamento e educação empreendedora
Texto Manuelle Gouveia
A implementação de políticas públicas humanizadas como estratégia para melhorar a educação nos municípios contribuiu com grandes reflexões durante o segundo dia do Eixo Educação, no Congresso dos Municípios Alagoanos, nesta sexta-feira (23). O debate foi realizado pelo consultor organizacional Eduardo Shinyashiki, com a palestra “O Papel da Empatia na Criação de Políticas Humanizadas”.
Eduardo defende que a gestão educacional deve focar em três pilares: educador, aluno e família. Ele explica que o profissional da educação merece ser reconhecido e valorizado, mas ressalta que o incentivo financeiro não deve ser o único motivador. “Para que essa empatia realmente chegue a toda a rede, é necessário que a gestão não fique presa apenas às capacitações técnicas e que possa trabalhar intensamente a capacitação das competências socioemocionais”.
Na palestra “Do Sistema Nacional ao Plano Nacional de Educação: Desafios das Redes Municipais de Ensino”, Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP), ressaltou que Alagoas é referência em crescimento na educação básica. Como evidência, citou os avanços dos municípios de Coruripe, Santana do Mundaú e Branquinha. “Alagoas pode aprender com Alagoas; o estado será, em breve, uma bússola para a educação, principalmente na região Nordeste”, concluiu.
Surpreendida com a organização do evento, a diretora escolar de Barra de Santo Antônio, Cidicleide Costa, elogiou a estrutura. “Já participei

de outros congressos, mas este está sendo muito positivo em todos os sentidos, desde a recepção até a fala dos participantes. Na palestra de Mozart, consegui absorver explicações fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho diário; levarei essas orientações para a equipe”.
A programação também promoveu debates estratégicos sobre gestão, liderança, financiamento e educação empreendedora. Entre os destaques estiveram as palestras “Educação Empreendedora: Casos que Transformam”, conduzida por Maysa Vieira, gestora do Sebrae/AL; e “Gestão Educacional que Entrega Resultados: Liderança, Decisão e Responsabilidade”, ministrada pelo advogado Marcos Beltrão, pelo CEO da Fundação GIDE, Rodrigo Godoy, e pelos consultores Romeu Neto e Janaina Lopes.
As novas regras e metas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) também tiveram espaço na agenda, com o tema “Desafios do Fundeb: Matrículas, Complementações da União e Escola em Tempo Integral (ETI)”, apresentado pela consultora de Educação da CNM, Marisa Abreu.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio (Sesc e Senac). O evento conta ainda com o apoio do Sistema Fiea (Sesi e Senai), Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Fonte: AMA


