Projeto AdaptAÇÃO prevê elaboração de planos de ação contra crise climática, sendo Penedo o único município alagoano entre as 13 cidades contempladas da região Nordeste
A gestão do prefeito Ronaldo Lopes e do vice Valdinho Monteiro conquista mais um avanço para Penedo. A proposta elaborada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) foi a única de Alagoas selecionada em edital do Ministério das Cidades para construção de obras estruturantes relacionadas com a crise climática.
Incluído no Projeto AdapatAÇÂO, junto com mais doze municípios nordestinos, Penedo contará com assessoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para elaborar um plano robusto de obras e ações.
“A nossa proposta tem uma equipe multidisciplinar qualificada, formado por técnicos da Seinfra, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Defesa Civil e Controladoria Geral, um dos critérios analisados pelo Ministério das Cidades, além da vulnerabilidade do município para danos climáticos”, explica a gestora da Seinfra Penedo, Amanda Lima.
Outro ponto favorável ao município é a administração da Secretaria de Infraestrutura por uma mulher. Formada em Engenharia Civil, Amanda Lima é uma das integrantes do primeiro escalão do governo com maior paridade de gênero na história de Penedo e também a única, em Alagoas, no comando do setor de infraestrutura municipal.
Com uma proposta consistente e pontuando a mais em critérios específicos, Penedo coloca-se entre os 50 municípios ou consórcios municipais selecionados para aprimorar política urbana com foco na adaptação às mudanças climáticas.
“Nós estamos muito felizes com a seleção de Penedo porque poderemos desenvolver projetos para resolver, em definitivo, a questão das enchentes em áreas da parte baixa da cidade, principalmente no entorno da Lagoa do Oiteiro, fazer canais de drenagem e outras intervenções urbanísticas que a nossa cidade precisa para evitar inundações e os prejuízos causados à população”, afirma o prefeito Ronaldo Lopes.
No inverno de 2022, Penedo teve seu período de chuvas recorde, desde 1935, quando se iniciou o acompanhamento regular dos invernos, por meio de medição pluviométrica.
O trabalho de recuperação e melhorias realizados com apoio do Governo de Alagoas gerou resultados positivos, como se viu nos invernos seguintes, com perspectivas mais otimistas agregadas à iniciativa do governo federal.
“É importante lembrar que apenas Penedo foi classificada em Alagoas e isso porque nossa equipe técnica é competente, liderada por uma engenheira, Amanda Lima, e não tenho dúvida que iremos desenvolver projetos importantes nessa parceria com o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro”, acrescenta Ronaldo Lopes.
A primeira etapa do Projeto AdaptAÇÂO será a assessoria técnica da UFRJ em 2026, auxiliando Penedo em seu plano de ação. Encerrada essa fase, o município terá projetos para serem executados com recursos da União.
“A gente precisa destacar que a universidade do Rio de Janeiro é muito conceituada nessa área de urbanização e das mudanças climáticas que estamos enfrentando. Então esse edital abriu as portas da UFRJ pra gente ter a oportunidade de elaborar projetos para nossas áreas de risco, de novas soluções em drenagem e mais uma série de iniciativas para Penedo”, conclui Amanda Lima.
Texto Fernando Vinícius
Fonte: AMA



