MENU

AL82 Publicidade 728x90
28/08/2024 às 17h29min - Atualizada em 28/08/2024 às 17h29min

Creche Cria da Grota do Cigano atende mais de 160 crianças

Unidade está sendo administrada pelo Estado desde o início do ano, apesar da educação infantil ser responsabilidade dos municípios

Creche Cria tem capacidade para 200 crianças de zero a cinco anos de idade
Fábia Assumpção / Agência Alagoas
 

A Creche Cria da Grota do Cigano transformou a vida das mães e crianças da região. Com mais 30 mil moradores, a área não tinha nenhuma creche até janeiro deste ano, quando o Governo do Estado entregou a Creche Cria como capacidade de atender 200 crianças de 0 a 5 anos.

 

A creche funciona sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), diante da recusa da Prefeitura de Maceió de administrar a unidade, mesmo com a alta demanda de crianças fora das creches.

 

A unidade tem hoje cerca de 160 crianças matriculadas, de 0 a 5 anos, mas tem capacidade para 200. Ainda este ano, o governo de Alagoas deve entregar mais duas creches em Maceió, no Benedito Bentes.

 

 

Até agora, o governo já entregou 61 Creches Cria em 55 municípios alagoanos, com oferta de vagas para 12.200 crianças. Até 2026, deverão ser entregues 200 Creches Cria em várias partes do Estado.

 

A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, lembrou que a creche é organizada e mantida totalmente pelo Governo do Estado, embora a educação infantil seja da competência dos municípios.

 

“Aqui temos a capacidade de 200 crianças, estamos atendendo 163. São crianças que estão sendo beneficiadas, possibilitando suas mães a trabalharem, concluírem seus estudos, porque tem muitas mães que são adolescentes e pararam os estudos. Com seus filhos na creche, estamos ajudando também aos pais, essas famílias que podem fazer durante o dia suas atividades normais, sabendo que aqui seu filho está sendo bem atendido por excelentes profissionais, com cinco alimentações adequadas, oferecidas pelas nossas nutricionistas”, observou Roseane.

 

Apesar da responsabilidade pela educação infantil ser uma atribuição do município, a gestão estadual iniciou em 2015 o Programa Criança Alagoana (Cria) a fim de priorizar a primeira infância, e, consequentemente, avançar nos indicadores.

 


 

A Secria, desde quando era um programa, identificou três eixos prioritários: saúde, educação e assistência. Na área da educação, um dos destaques, em meio a diversos projetos, é a construção das Creches Cria.

 

A Creche Cria na Grota do Cigano recebeu o nome de Centro Educacional Infantil Professora Mônica Valéria Pimentel Cardoso. A homenageada foi professora da rede estadual, trabalhou na Seduc por 25 anos e atuou na assessoria jurídica do gabinete da Educação. A educadora morreu de Covid em 2021.

 

A psicopedagoga Maria das Neves participou do Processo Seletivo feito pela Secretaria de Estado da Educação para ser professora da Creche da Grota do Cigano, e está trabalhando desde o inicio do ano. Para ela, é uma experiência nova trabalhar com crianças do berçário. “Tem sido muito gratificante, porque temos nutricionistas, as salas são maravilhosas, são todas climatizadas e a gente tem todo o apoio”, elogiou.

 

 

Ela ressaltou a importância de uma creche com boa estrutura numa área tão carente. “Nenhum outro lugar tem uma estrutura que tenha aqui, principalmente aqui no bairro. É uma grande vitória para os moradores daqui, e as crianças são muito bem acolhidas, como se fossem nossos filhos”, destacou Maria das Neves.

 

A dona de casa Mirela Melo de Souza tem dois filhos matriculados na Crecre Cria: Ivson, de quatro anos, e a pequena Luna, de oito meses. “Essa creche mudou tudo, porque antes só tinha creche paga e nós não tínhamos condições”, contou Mirela, que tem mais dois filhos maiores que estudam no Lar São Domingos.

 

 

Beatriz Santos também tem o filho Davi Samuel, de um ano, matriculado na escola. Ela disse que ainda não trabalha porque o filho ficava em casa com ela. Mas hoje se sente segura de deixá-lo na creche. “No começo não foi fácil, porque ele sempre ficou do meu lado. Ele nunca saiu, nunca teve escola para idade dele. Mas agora vou para casa com o coração tranquilo, pois recebo até fotos da atividade dele brincando diariamente. Aí fica mais leve o coraçãozinho”, completou Beatriz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco
Atendimento
Olá! Qual a sua dúvida?