Um acordo para solucionar o desabastecimento de água na Bacia Leiteira de Alagoas foi assinado nesta segunda-feira (10), por representantes do Governo do Estado, setor de saneamento e Defensoria Pública. A reunião marcou o início da regularização do fornecimento para 19 municípios, que há anos enfrentam a escassez.
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) é a responsável pela captação de água, enquanto a distribuição é feita pela concessionária Águas do Sertão.
O desembargador Fábio Ferrario, que conduziu a reunião, destacou que a principal beneficiada pelo processo foi a população do Sertão.
“Hoje resolvemos um problema centenário, vivido pelo nosso povo do Sertão. É uma satisfação enorme ter conduzido este processo, que chega a esse momento histórico. Aqui todos ganham, e quem mais ganhou foi o sertanejo”, afirmou.
A Bacia Leiteira de Alagoas abrange 19 municípios, entre eles o de Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
O defensor público Lucas Valença contou que as melhorias na captação e distribuição de água devem ser concluídas até o fim de 2025, com a Defensoria Pública fiscalizando o cumprimento do acordo.
“A partir de agora, a Defensoria Pública, que foi quem ajuizou esta ação, tem o compromisso de cobrar a execução do acordo da maneira que foi acordada, cumprindo-se os prazos e os valores de investimentos. Essas ações têm previsão de ocorrer até final de 2025”, explicou ele.
O secretário de Estado do Governo de Alagoas, Vítor Pereira, ressaltou que o Judiciário facilitou a solução do problema, com investimentos já iniciados, incluindo a entrega de duas super bombas em Pão de Açúcar, no valor de R$10 milhões.
“O Poder Judiciário fez com que todos os atores encontrassem uma solução para um problema muito crítico. Hoje teremos um conjunto de investimentos que serão realizados pela Águas do Sertão, pelo estado de Alagoas e pela Casal, inclusive já entregamos duas super bombas na captação em Pão de Açúcar, no valor de R$ 10 milhões”, informou.
Antônio Herculés, representante da Águas do Sertão, falou a importância do combate à perda de água e fraudes, além das melhorias na infraestrutura e segurança dos reservatórios. “O acordo prevê três pilares muito importantes, que são as melhorias na infraestrutura, reservatórios que darão uma maior segurança para o abastecimento, e o principal que é o combate à perda de água e fraude".
*com informações da assessoria.