O Sol tem um ciclo que dura, aproximadamente, 11 anos. Desde que o ser humano passou a contá-los, já se passaram 24 ciclos completos, e, atualmente, estamos no 25º ciclo. O Sol está entrando no máximo solar — o momento de maior atividade em seu ciclo. Desde o seu início, os cientistas estão prevendo uma grande agitação. Entretanto, ele está mais tempestuoso do que se imaginava.
Em maio, uma série de erupções e explosões ocorreram na superfície do Sol, ejetando enorme quantidade de massa coronal em direção à Terra. Isso é o que se chama de tempestade solar. Se uma tempestade solar for forte demais, essa massa coronal pode vencer e adentrar o campo magnético terrestre. O problema principal das tempestades solares muito fortes é o risco para componentes eletrônicos — uma das ferramentas mais essenciais para a humanidade.
Em 1859, por exemplo, países tropicais viram auroras e redes elétricas e telegráficas em diversos locais do planeta se incendiaram. Naquele ano, uma forte tempestade solar atingiu a Terra.