O policiamento na capital alagoana será reforçado para a realização da final da Copa do Nordeste 2024, na tarde do próximo domingo (9), no Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche da Barra. Mais de 400 militares serão empregados para atuar no dia, seja no interior ou no entorno da praça esportiva, sob o comando do major Diego Vieira, do Regimento de Polícia Montada Dom Pedro I (RPMon).
De acordo com a Polícia Militar de Alagoas, que apresentou o plano nesta quinta-feira (6), no auditório da Academia Senador Arnon de Mello (APMSAM), a expectativa, com base no número de ingressos vendidos, é de 15.200 pessoas assistam a partida entre CRB e Fortaleza, a partir das 16h30.
Do total, 220 PMs atuarão na segurança dos setores dentro do Trapichão. Do lado de fora, as guarnições motorizadas estarão distribuídas em 35 viaturas e nove motocicletas de unidades especializadas, como os batalhões de Polícia de Rotam e de Operações Policiais Especiais (Bope). Serão empregados ainda 36 conjuntos (homem e cavalo) da Cavalaria.
A Companhia de Policiamento de Choque (CPChoque) auxiliará com seus escudeiros e cães na segurança de jogadores e arbitragem. Do lado dos torcedores, as patrulhas e equipes serão distribuídas por setores de acordo com suas especificidades, atuando na revista e segurança nas arquibancadas e áreas de circulação do público. As equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizarão o controle e interdição das vias.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que presidiu a reunião, o objetivo da corporação é garantir a integridade física do público local e visitante.
"A PM não admitirá a prática de tumultos e de nenhuma conduta que perturbe a ordem pública. Aos integrantes das torcidas organizadas, de forma especial, lembramos que torçam pelo seu time do coração em clima festivo e pacífico, seja qual for o resultado”, salientou o comandante-geral.
O planejamento foi desenvolvido pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), sob a coordenação do coronel Maciel Pantaleão, que orientou os torcedores a chegarem cedo ao estádio. "A partir das 14h, os portões já estarão abertos e assim permanecerão até o término do primeiro tempo. Reforçamos a importância de fortalecer essa mensagem de paz nos estádios para que todos possam torcer de forma pacífica e segura”.
TORCIDA VISITANTE
Um esquema específico foi montado para receber a torcida do Fortaleza a partir da entrada em território alagoano. A APMSAM será o ponto de encontro dos ônibus vindos do Ceará. No estacionamento da Academia, às 15h, os torcedores serão escoltados até o Rei Pelé. No estádio, a torcida do Fortaleza será acomodada nos setores 5 e 7.
Sobre a liberação e saída do estádio, a PM está trabalhando com os dois cenários, a depender do time vencedor. Caso o Fortaleza vença, seus torcedores serão liberados em, no mínimo, 30 minutos após o apito final.
RESTRIÇÕES
A PM reforça as restrições previstas na Lei nº 14.597/ 2023, a Lei Geral do Esporte, no que tange à condições de acesso e de permanência do espectador no recinto esportivo, a exemplo de não portar materiais que possam ser utilizados para a prática de atos de violência e consentir com a revista pessoal de prevenção e segurança.
Outras restrições dizem respeito ao porte e uso de uma série de itens, como: capacetes de qualquer tipo e modelo; garrafas plásticas de refrigerante ou suco; sinalizadores de qualquer tipo; canetas com apontador laser ou apontadores laser e rolos de papel higiênico ou sacos de papel picado com o intuito de jogar na arquibancada para o campo. A PM lembra ainda que nenhum tipo de animal de estimação poderá entrar no estádio.
O acesso de menores ao interior do Rei Pelé segue uma série de critérios. Crianças e adolescentes com idades entre 2 e 16 anos devem estar acompanhadas dos pais ou adulto que seja responsável legal, desde que portando documentos de identificação. Aos adolescentes na faixa etária entre 16 e 17 anos poderão entrar sozinhos, mas devem apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade. Crianças com menos de dois anos de idade não serão permitidas em estádios.
*com informações da assessoria.