Um adolescente de 17 anos seria o chefe do tráfico de drogas em parte do Sertão de Alagoas, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL). O jovem foi apreendido nesta quinta-feira (23), na cidade de Craíbas, durante operação policial denominada Caroá.
O chefe de Inteligência da SSP, delegado Gustavo Henrique, explicou que uma disputa pelo tráfico de drogas, no município de Dois Riachos, foi o que proporcionou ao adolescente a ascensão ao posto.
Ele contou que uma facção rival ameaçou o líder do grupo, que atua em Dois Riachos e fugiu para o estado de Santa Catarina, onde foi preso. Com a fuga, o menor assumiu o posto de liderança.
Gustavo Henrique explicou que a quadrilha que atuava no Sertão tinha três núcleos, sendo dois em Santana do Ipanema e um em Dois Riachos, e não possuía ligação com as facções nacionais, agindo de modo independente ou neutro, como chamam.
Já no caso da Operação Sucessão, que tem como foco uma quadrilha de Rio Largo, com atuação na região conhecida como Mata do Rolo, de acordo com o delegado, a liderança era exercida pelo irmão do antigo líder, que acabou sendo preso.
Ainda segundo Gustavo Henrique, no local, também há uma disputa pela venda de drogas, o que acabou provocando alguns assassinatos na localidade. Uma facção que atua na região do Bom Parto, em Maceió, estaria tentando tomar o domínio do tráfico na região.
O delegado contou que a droga que abastece o tráfico na região da Mata do Rolo, em Rio Largo, era proveniente da capital alagoana, onde foi preso o fornecedor. Já o entorpecente que abastecia o Sertão vinha de Maceió e Arapiraca.
AS OPERAÇÕES
A SSP-AL e o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagraram três operações conjuntas, nas primeiras horas desta quinta (23). O objetivo era cumprir 26 mandados de prisão e 53 buscas e apreensão.