O sistema prisional alagoano recebe, nesta segunda-feira (6), comitiva de São Paulo e de Goiás para conhecer as experiências exitosas de investimento em ações educativas da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) direcionadas às pessoas privadas de liberdade. Trata-se da visita técnica da Coordenação Nacional de Educação, Cultura e Esportes da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).
A comitiva – que envolve a vinda a Alagoas de 13 profissionais e fica em Alagoas até dia 10 de maio - irá conhecer as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Políticas de Ressocialização (SEPR) da Seris, através da Gerência de Educação e Cidadania (GEC), bem como dialogar sobre as políticas de educação no âmbito nacional.
Com êxito e reconhecimento nacional, o Governo de Alagoas leva a educação para dentro do sistema prisional. Alagoas está entre os estados brasileiros que mais proporcionam atividades educacionais. São medidas que envolvem alfabetização, preparação para exames, cursos de qualificação e projetos de leitura no cárcere.
O incentivo à leitura e ao estudo é prioridade da Seris. Um exemplo disso é que mais de 3,6 mil pessoas privadas de liberdade – ou 72% dos recolhidos ao sistema - estão matriculadas em programa de remição pelo estudo através da leitura.