A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para entregar o que a de melhor em saúde pública aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com esse objetivo, foram entregues, nesta segunda-feira (20), os certificados da 2ª turma do Curso de Capacitação e Aprimoramento de Métodos em Saúde Reprodutiva.
A formação é realizada pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AL).
A segunda turma é composta por 11 enfermeiros, que agora passam a levar os conhecimentos adquiridos aos serviços ofertados na Atenção Básica de Arapiraca.
O município é pioneiro em Alagoas e na Região Nordeste na capacitação de enfermeiros e enfermeiras que atuam nas unidades básicas de saúde nas ações em saúde reprodutiva e planejamento familiar humanizado, na consulta ginecológica e uso do método contraceptivo por meio do dispositivo ultra-uterino (DIU).
A superintendente de Atenção à Saúde, Jackelline Barbosa, representou o prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Saúde, Luciana Fonseca, durante a cerimônia de entrega dos certificados, e enalteceu a iniciativa.
“Arapiraca conta com profissionais da Enfermagem comprometidos em melhorar sempre a qualidade dos serviços de saúde pública fornecidos à população. Tenho certeza que mais turmas como esta serão formadas, sempre com o objetivo de beneficiar os usuários do SUS”, disse ela.