A Prefeitura de Limoeiro de Anadia, em parceria com o SEBRAE, através da Secretaria Municipal de Educação realizou a 1ª Feira do JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos. O evento foi realizado na última quinta-feira (17).
A feira foi um evento educativo que promove a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes com os direcionamentos dos técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, orientando juntamente com a equipe do SEBRAE, gestores escolares e professores.
Na oportunidade os alunos apresentaram as produções que foram realizadas em sala de aula, vendendo os produtos. O evento contou ainda com apresentações culturais locais.
A feira contou com um público de 250 pessoas, além de autoridades como o prefeito Marlan Ferreira; os secretário de Educação, Antonio Martins; a secretária adjunta, Jeane Guilherme; além das secretária de Administração, Andreia Pereira; e de Comunicação, Thays Melo; além dos representantes do Sebrae Luana Vasconcelos e Robson Lima; o artesão local, Walam e a representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes Amanda.
As atividades da feira foram iniciadas com as escolas de tempo Integral: Benedito Galdino dos Santos, Pedro Araujo dos Santos, Rodrigo da Rocha Cavalcante Camelo e Maria Lima da Conceição, que trouxeram os temas nas bancas: 1º anos (Descobertas Empreendedoras no jardim Sensorial), 2º anos (Descobrindo Alimentos e temperos naturais) 3º anos (Brinquedos Ecológicos) 4º anos (Produções Culturais e criativas), 5º anos (Sabores e Cores Regionais).
Também participaram alunos das escolas de 6º ao 9º ano: Prefeito Pedro Ferreira da Silva (6º anos: Soluções Sustentáveis e 7º anos: Robótica Empreendedora); Prefeito Benício Ferreira Reis (8º anos: Tecnologias digitais e soluções empreendedoras); e a escola Nossa Senhora da Conceição (9º anos: Geração Empreendedora).
A Comissão e Qualidade de Vida na Escola- COM VIDA, também participou do evento com exposições e apresentações das bancas, trabalhos e conquistas ambientais, seguindo uma linha empreendedora, já com vendas das produções da Com vida. Exposições de artesanatos do artistas da terra, Walan.
Levando para a pauta também a importância de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 8 que são partes essenciais da Agenda 2030 da ONU. Esses objetivos estão interligados com Programas como o JEPP, que busca desenvolver habilidades empreendedoras desde cedo, contribuindo tanto para a educação de qualidade quanto para o crescimento econômico sustentável: ODS 4: Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, garantindo que todas as meninas e meninos completem acesso e permaneça numa educação de qualidade, aumentando o número de jovens e adultos com habilidades relevantes para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo: ODS 8trabalho Decente e Crescimento Econômico que promove o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Alguns dos principais objetivos incluem: Sustentar o crescimento econômico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais; atingir níveis mais elevados de produtividade econômica através da diversificação, modernização tecnológica e inovação; Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem atividades produtivas, criação de empregos decentes, empreendedorismo, criatividade e inovação.