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18/10/2021 às 11h29min - Atualizada em 18/10/2021 às 11h29min

CadÚnico de Maceió recebe 25 computadores para agilizar atendimento

No total, serão 52 máquinas para modernizar prestação de serviços da Diretoria de Proteção Social Básica

Por Secom Maceió
Secretário Carlos Jorge entrega 25 computadores para agilizar atendimento no Cadastro Único. Fotos: Ascom Semas

Nesta semana, 25 computadores foram entregues à sede do Cadastro Único em Maceió, no bairro da Serraria. O objetivo é agilizar o atendimento prestado aos usuários e melhorar o desempenho do trabalho dos servidores que atuam na unidade. Conhecido pela população como CadÚnico, é lá que o cidadão maceioense tem acesso aos programas e benefícios sociais, ao obter o Número de Inscrição Social, o NIS.

Ao todo, serão entregues 52 computadores nos equipamentos sociais que integram a Política de Proteção Social Básica. Sendo assim, além dos 25 já distribuídos, as novas máquinas serão levadas para os outros postos de atendimento, que funcionam nos 16 Centros de Referência de Assistência Social e no Centro de Atendimento Socioassistencial. A compra dos equipamentos foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com recursos federais, fruto de programas conveniados com o Governo Federal.

O secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, fez a entrega dos computadores. Ele explicou que o processo de preenchimento dos formulários vai deixar de ser manual e será substituído, de forma gradativa, por um sistema on-line.

“A entrega das máquinas para os serviços da Assistência Social vai acelerar o processo de atendimento ao fazer o perfil social dos usuários. Com isso, valorizamos ainda o trabalho do servidor, seguindo os preceitos da gestão JHC, que é a modernização e a padronização dos serviços que são oferecidos com qualidade”, informou o secretário.

A entrevistadora social, Ariane Nascimento de Morais, disse que os novos computadores vão auxiliar o trabalho dos servidores, já que a sede do Cadastro Único possui uma alta demanda na prestação de serviços.

“O nosso atendimento será muito mais ágil. Vamos proporcionar mais assistência para as pessoas que necessitam, tendo em vista que o Cadastro Único é a porta de entrada para o acesso aos programas sociais”, explicou Ariane.

O coordenador geral do Cadastro Único, Diogo de Lima Santos, revelou que a informatização dos serviços vai reduzir o tempo para obter ou atualizar o NIS.

“O nosso objetivo é tornar o preenchimento do cadastro 100% on-line até o início do próximo ano. Hoje, ele ainda é feito de forma física. Com a mudança, o usuário não precisará mais aguardar um prazo extenso para que o Número de Inscrição Social, o NIS, seja gerado ou atualizado”, detalhou Diogo.

Funcionamento do Cadastro Único

O Cadastro Único está funcionando com o agendamento desde o início da pandemia. São 100 atendimentos diários, além da demanda espontânea. Na sede, foi criado um Centro de Atendimento para repassar informações aos usuários, seja de forma presencial, pelo telefone ou via mensagens de texto por rede social.

Os usuários recebem um atendimento prévio, para a consulta, na qual é verificada se a pessoa possui o NIS ou se necessita da atualização, a depender do prazo de validade do cadastro, que é estabelecido nas instruções normativas e resoluções do Sistema Único da Assistência Social. A intenção da consulta prévia é tornar o atendimento mais eficiente.

Ao agendar pelo telefone, os usuários são orientados quanto ao dia e a hora em que devem comparecer à sede do Cadastro Único para realizar o atendimento presencial. Por conta da alta procura, há um prazo máximo de cinco dias para realizar o atendimento depois que o agendamento é feito.

“Aqui no Cadastro Único, o lema é não deixar o usuário voltar sem o atendimento. Por mais que a gente esteja trabalhando por agendamento, existem as urgências, bloqueios de benefícios, usuários que precisam dar entrada ou resolver situações do Benefício de Prestação Continuada, bloqueio do Bolsa Família. Nesses casos, é preciso um atendimento de urgência”, completou Diogo.

No último levantamento realizado pela Assistência Social, Maceió possui 319.716 famílias inscritas no CadÚnico, das quais 184.016 famílias recebem o Bolsa Família, seguindo todos os critérios de concessão do programa.

No Cadastro Único, o usuário tem acesso ao cadastramento e atualização do NIS, inscrições no programa CRIA, do Governo do Estado, no Bolsa Família e ainda faz o requerimento para realizar a análise técnica do Benefício de Prestação Continuada, conhecido como LOAS.
 

Serviço

Cadastro Único – atendimento presencial e por agendamento, das 8h às 16h. A sede fica na Avenida Menino Marcelo, s/n, Serraria – (82) 3312-5924/ 98882-8257/ 98882-8212.

Cícero Rogério/Ascom Semas


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