Criminosos usam reféns como escudo humano - Foto: Reprodução
Um grupo de pelo menos 50 criminosos invadiu Araçatuba, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (30), para assaltar agências bancárias do município. Várias pessoas foram feitas reféns, funcionando como "escudo humano" para os assaltantes não serem atacados pela polícia.
Segundo as autoridades locais, o grupo de assaltantes tentou roubar as agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, que se encontravam muito próximas, tendo utilizado vários explosivos, instalados em pontos estratégicos da cidade. Além disso, incendiaram quatro veículos localizados perto dos bancos, para dificultar o acesso da polícia.
As autoridades acrescentaram ainda que uma das estradas de acesso à cidade foi bloqueada para atrasar a chegada dos policiais. As explosões feriram um ciclista que passava no local e geraram falhas elétricas em quase toda a cidade.
Nas redes sociais, várias pessoas publicaram vídeos dos reféns sentados, a andar no meio da rua e até amarrados no exterior de carros, funcionando como "escudo humano" dos assaltantes. Outros vídeos compartilhados mostram também o grupo a disparar ao longo da cidade.
Até o momento ainda não há informação oficial sobre o número de feridos ou mortos, mas segundo o Corpo de Bombeiros do município, uma pessoa foi baleada durante os disparos.
O grupo de assaltantes conseguiu fugir e a Secretaria de Segurança Pública afirmou que várias equipes estão realizando buscas.