Um vídeo que está circulando pelas redes sociais mostra o servidor público estadual Ademir Roque dos Santos, em pleno horário de trabalho, andando pelos corredores da Prefeitura Municipal de Arapiraca, fiscalizando se tem álcool em gel disponível nos recipientes.
Ademir é lotado na Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), que tem como secretária a ex-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, esposa do deputado federal Severino Pessoa. O detalhe é que a sede da Seads, onde o servidor estadual está lotado, fica em Maceió e não em Arapiraca.
No vídeo, o servidor chega a danificar alguns equipamentos que são disponibilizados nos corredores do Centro Administrativo Municipal.
Descontrolado e gritando, Ademir Roque causou um grande tumulto e precisou ser contido por seguranças. Na ocasião, ele chegou a filmar um secretário municipal sem autorização, que retirou o celular de suas mãos. Inconformado, o servidor da Seads partiu para agressão física, que só não chegou às vias de fato por interferência de seguranças que estavam no local.
Ademir Roque é conhecido por ter sido funcionário municipal da gestão passada, onde recebia recursos da prefeitura para filmar as benfeitorias e obras da cidade, compartilhando o conteúdo pelas suas redes sociais pessoais. Com a perda do mandato de Fabiana Pessoa, o foco de Ademir mudou, e ele passou a filmar buracos e defeitos encontrados na cidade.
Em 2018, Ademir Roque também tentou investir na carreira política, concorrendo ao cargo de vereador pelo PSDB, mas não emplacou, recebendo apenas 97 votos.
O questionamento que fica é: como o servidor estadual consegue trabalhar na Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, em Maceió, e, ao mesmo tempo, estar em Arapiraca fazendo seus filmes? Seria ele apenas um funcionário fantasma do Governo do Estado? Qual a verdadeira função de Ademir Roque, já que, segundo o Portal da Transparência, ele deveria atuar como Assessor Técnico de Qualidade em Segurança Alimentar e Nutricional?
A equipe de reportagem do Portal AL82 tentou entrar em contato com a secretária de Estado, Fabiana Pessoa, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta.