Alagoas foi o estado brasileiro com maior alta no número de novas armas de fogo registradas em 2020. A informação é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado na semana passada. Para se ter uma ideia do crescimento, em comparação a 2019, Alagoas teve um aumento de 691,3%.
Conforme divulgado pelo Fórum, em 2019, o estado tinha 1.114 novas armas de fogo registradas. Já em 2020 foram 8.815 novas armas de fogo.
Quando analisado nacionalmente, o crescimento em Alagoas foi sete vezes maior que o do país, que teve um aumento de 97,1%.
Com relação ao registro de armas de fogo que estão ativas, Alagoas encerrou 2020 com 16.604 registros, ainda de acordo com o levantamento.
Em 2019 o número era menor. Ao todo, foram contabilizados 12.731 armas de fogo no ano passado. O crescimento de um ano para o outro é de 30%.
Legislação mudou
No primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente publicou um decreto para facilitar o porte de arma para outras profissões, mas foi revogado semanas depois.
Já no início deste ano, uma mudança editada pelo governo federal simplificou os procedimentos para a obtenção da posse de arma de fogo, como teste psicológico. Além disso, também foi ampliado o número de armas e munições para quem já tinha posse e porte.