Atenção, Arapiraca! Se você faz parte do público-alvo da vacinação contra a Influenza H1N1 e ainda não tomou o imunizante, neste sábado (19), das 7h30 Às 17h, os cinco Centros de Saúde de Arapiraca estarão abertos para receber você.
Confira o endereço dos Centros de Saúde de Arapiraca abaixo:
A vacinação é muito importante, pois a Influenza H1N1 está entre as viroses mais frequentes em todo o mundo. E costuma causar complicações, principalmente em crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde.
Acredita-se que todas as epidemias anuais de gripe sazonal resultem em aproximadamente 3 a 5 milhões de casos de doenças graves e na morte de cerca de 250 mil a 500 mil pessoas.
“A Influenza H1N1 é uma doença perigosa e que, felizmente, pode ser prevenida através da vacinação. Sendo assim, se você faz parte do público-alvo da campanha, não perca tempo”, disse a coordenadora de doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy.
Fazem parte do público-alvo da primeira e segunda etapa de vacinação contra a Influenza gestantes, puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, idosos e professores.
A terceira e última etapa de vacinação contra a Influenza vai de 18 de junho a 9 de julho, e é destinada para pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é obrigatório levar a caderneta de vacinação e um documento oficial com foto.
É muito importante deixar claro que as vacinas contra a Influenza e contra a Covid-19 não podem ser tomadas em paralelo. De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o prazo de 14 dias entre as vacinas precisam ser respeitado.
“Se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, o ideal é esperar a regularização do quadro clínico. Em casos de Covid-19, é necessário aguardar um prazo mínimo de 30 dias após o início dos sintomas ou do exame positivo para pacientes assintomáticos”, alertou a coordenadora.
É muito importante que a população que tomou a vacina contra a Covid-19 leve seu cartão de vacinação ao procurar a dose para a Influenza, para que o técnico responsável pela Sala de Vacina analise a data correta de intervalo.