spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMunicípiosMarcelo Beltrão parbeniza recondução de Lean Araújo a chefia do MPE -...

Marcelo Beltrão parbeniza recondução de Lean Araújo a chefia do MPE – AMA

-


O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos- AMA – prefeito Marcelo Beltrão parabenizou a recondução de Lean Antônio Ferreira de Araújo à chefia do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) para o biênio 2026–2027. Para Beltrão, a nomeação é um reconhecimento ao trabalho transparente e democrático que o promotor tem exercido.

Com ingresso no MPAL em 1988, após aprovação em concurso público, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Lean Araújo, construiu uma trajetória marcada pela atuação em diversas promotorias, tanto na capital quanto no interior do estado, além de reiteradas passagens pela administração superior. A nova designação representa a quinta vez em que assume o cargo de PGJ, feito inédito na história do órgão, consolidando uma experiência acumulada em momentos distintos da vida institucional do Ministério Público alagoano.

Para Lean Araújo, a recondução teve como base uma gestão assentada em pilares considerados essenciais para o bom funcionamento do Ministério Público: estado fiscal equilibrado, orçamento compatível, escuta ativa de membros e servidores e acolhimento das demandas da população. “A presença desses elementos nas últimas administrações possibilitou a implementação de medidas estruturantes, com impactos diretos na valorização institucional, no fortalecimento da atividade-fim e na ampliação da capacidade de resposta do MPAL à sociedade”, disse o PGJ ora reconduzido ao cargo.

Conquistas da gestão

Entre os principais resultados alcançados nesse período da gestão de Lean Araújo, destacam-se a nomeação de novos servidores, a reestruturação da carreira de membros e a programação de novo concurso público, destinado a recompor e ampliar o quadro de servidores efetivos.

No campo da atividade-fim, registram-se avanços relevantes com o fortalecimento dos órgãos de investigação, como o GAECO e o GAESF, a aquisição de equipamentos especializados para o combate às organizações criminosas e o incremento da formação continuada de membros e servidores, por intermédio da Escola superior do MPAL. Essas iniciativas ampliaram a capacidade investigativa e qualificaram a atuação ministerial em áreas sensíveis e de alta complexidade.

A expansão e modernização da estrutura física também figuram entre os resultados da gestão, com a construção de novas sedes, a exemplo dos prédios de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, além de reformas em diversas unidades e da entrega da sede do MPAL em União dos Palmares. Paralelamente, manteve-se o diálogo institucional permanente com os demais órgãos da estrutura do Estado, fortalecendo a atuação integrada em prol do interesse público.

Outro marco foi a criação, por lei, do COMPOR, órgão voltado à ampliação da solução negocial e à implementação de políticas públicas estruturantes, bem como a reestruturação do CAOP, com a criação de novos núcleos especializados, alinhados ao maior grau de especificidade da atuação ministerial. Também foi aprovada, em lei, a ampliação do quadro de servidores efetivos, a ser provida após a conclusão do concurso público em andamento.

A gestão também promoveu investimentos estratégicos em Tecnologia da Informação, sempre precedidos de deliberação do comitê competente, e o fortalecimento da participação do Colégio de Procuradores de Justiça, instância deliberativa máxima da Instituição.

“A administração do Ministério Público de Alagoas, por sua natureza essencial e permanente, tem sido conduzida com escuta ativa de membros e servidores e com foco no cumprimento do dever constitucional da instituição. Os resultados alcançados refletem um esforço coletivo e reafirmam o compromisso do nosso MPAL com a promoção de justiça para cada cidadão e cidadã de Alagoas”, acrescentou Lean Araújo.



Fonte: AMA

Leia Também

Últimas Notícias