spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMunicípiosInovação e gestão de dados orientam o Eixo Saúde no Congresso dos...

Inovação e gestão de dados orientam o Eixo Saúde no Congresso dos Municípios Alagoanos – AMA

-


Programação do primeiro dia, reuniu especialistas para oferecer conhecimento em eficiência administrativa e segurança financeira e jurídica 

texto: Manuelle Gouveia

Palestra Daniel Soranz – Foto Victor Martiniano

Garantir eficiência administrativa e segurança financeira aos municípios alagoanos, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS) e da inovação, foi o foco das palestras e oficinas do Eixo Saúde no Congresso dos Municípios Alagoanos, nesta quinta-feira (22). O evento ocorre paralelamente à 13ª Feira dos Municípios Alagoanos — Congresso e Expo — e oferece, até sábado (24), uma programação diária voltada à qualificação da gestão municipal de saúde.

No primeiro dia de programação, o Eixo Saúde reuniu especialistas para debater a transformação digital da saúde pública no Brasil e a adequação dos municípios alagoanos a esse cenário. Entre os destaques, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz — médico sanitarista, pesquisador da Fiocruz e deputado federal —, ministrou a palestra “Inovação e Gestão Eficiente na Saúde Pública”, compartilhando sua experiência na gestão de um dos sistemas municipais de saúde mais complexos do país.

Daniel Soranz é referência nacional em gestão pública da saúde pelo seu trabalho de expansão da Atenção Primária e da Estratégia Saúde da Família, aliada à modernização da rede hospitalar, ao uso de inovações tecnológicas e à condução de uma das maiores campanhas de vacinação do país. Em sua palestra, Soranz mostrou como conseguiu avançar na melhoria do acesso ao atendimento à saúde utilizando tecnologias simples e gratuitas. “O detalhe principal é que a gestão da saúde pública não pode ser feita com achismo; ela precisa ser feita com evidência científica, números e análise de dados”, relatou.

A coordenadora de Atenção Básica de São José da Laje, Anne Carolina da Silva, afirmou que os temas do Congresso foram muito bem elaborados e que a palestra de Soranz foi integrativa, trazendo conhecimentos enriquecedores. “Trabalhar com o SUS é trabalhar com o todo, por isso achei interessante para enriquecer nosso trabalho na ponta”, declarou.

Participando pela primeira vez de um congresso, a estudante de fonoaudiologia e estagiária da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiá, Queren-Hapuc, disse que a experiência foi incrível: “O conhecimento absorvido irá contribuir muito para aprimorar meu trabalho com o atendimento à saúde de forma humanizada”.

O dia também contou com mais quatro palestras, que reforçaram a importância de a inovação tecnológica caminhar junto à segurança jurídica e à prestação de contas. Foram elas: “Saúde do Futuro no Presente”, ministrada pelo consultor da AMA na área da saúde, Aerton Lessa; “Atenção Básica de Alta Performance: Estratégias Práticas para Alcançar os 15 Indicadores de Cofinanciamento”, com a enfermeira sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, Alda Rodrigues; “Gestão Inteligente da Saúde Pública: como a IA está revolucionando a atenção básica e a vigilância sanitária”, com o especialista em Direito Público, Controladoria e Saúde Digital no SUS, Alex Mouza; e “Transformação Digital na Saúde: Resultados e Boas Práticas no Estado de São Paulo”, pelo advogado especialista em gestão de pessoas e ex-prefeito de Tarumã (SP), Oscar Gozzi.

A oficina “Ferramentas para Gestão de Indicadores Facilitadas pelo Uso de Inteligência Artificial” encerrou o Eixo Saúde de quinta-feira. As enfermeiras Alda Rodrigues e Yasmin Santos e o analista de dados Bruno Rusciolelli ensinaram como utilizar as ferramentas de análise de dados (e-SUS APS) e métodos ágeis.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.

 



Fonte: AMA

Leia Também

Últimas Notícias