Durante a palestra foi discutindo como os consórcios públicos se tornaram fundamentais para a eficiência administrativa, especialmente em áreas que exigem cooperação regional
Texto: Handson Holanda
A Feira dos Municípios Alagoanos foi palco, nesta sexta-feira (23), de um importante debate sobre como a atuação conjunta entre municípios tem contribuído para ampliar serviços públicos e fortalecer a gestão municipal. Dentro da programação do Eixo Consórcios e Parcerias Público-Privadas (PPPs), o destaque foi a palestra “As Conquistas dos Consórcios e os Novos Desafios”, que contou com a participação de Victor Borges, presidente executivo da Rede Nacional de Consórcios, e Pedro Madeiro, do CONISUL.
Durante a palestra, Victor Borges ressaltou que os consórcios públicos se tornaram fundamentais para a eficiência administrativa, especialmente em áreas que exigem cooperação regional.
“O consórcio consegue resolver problemas que os municípios, sozinhos, não conseguem. Saúde, resíduos sólidos, segurança pública, combate à violência contra a mulher e produção rural são áreas que precisam dessa atuação conjunta”, afirmou.
Segundo ele, além de ampliar o atendimento à população, o modelo gera economia de recursos e facilita processos administrativos.
Ao comentar o cenário alagoano, Borges destacou a força dos consórcios no estado e o papel da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na formação e no fortalecimento dessas iniciativas, que hoje atuam em diversas frentes. O estado tem 9 consórcios em atividades.

“Mesmo sendo um estado pequeno, Alagoas tem consórcios muito fortes e articulados, com reconhecimento nacional, como o encerramento dos lixões no estado, por exemplo. Participar de eventos como o da AMA é fundamental para discutir temas estratégicos”, destacou.
O presidente da Rede Nacional de Consórcios também ressaltou que os consórcios estão presentes em políticas públicas essenciais, como o SAMU, impactando diretamente a vida da população.
Encerrando, Borges apontou que os principais desafios para o futuro envolvem o fortalecimento da governança, a capacitação técnica das equipes e a ampliação do acesso a recursos, reforçando a importância da articulação institucional para garantir a continuidade e a expansão dos serviços nos municípios.
Ao longo de toda a programação, o eixo consórcios vai receber Camila Nascimento, Analista de Políticas Públicas do SEBRAE Alagoas, Nathália Martins, Advogada e Procuradora Municipal e Kamila Bezerra, Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.
Fonte: AMA


