spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMunicípiosEntrega de certificados encerram atividades 2025 da Cátedra SHF/USP em parceria com...

Entrega de certificados encerram atividades 2025 da Cátedra SHF/USP em parceria com AMA – AMA

-


A coordenação do plano de atividades colaborativas da cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da USP Ribeirão Preto, em parceria com a Ufal e AMA encerrou as atividades de 2025 reunindo os municípios participantes e demais parceiros para a entrega dos certificados aos secretários e participantes.

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira tem como articuladora local a reitora honorária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Dayse Dorea, e o trabalho que vem sendo realizado tem como propósito reduzir desigualdades e melhorar a aprendizagem dos alunos da Educação Básica. A formação contou com um total de 43 participantes, destes, 23 da secretaria estadual de Educação (Seduc) e 20 oriundos dos 12 municípios alagoanos alvos da atuação da cátedra paulista no estado, Coruripe, Ouro Branco, Atalaia, Cacimbinhas, Pilar, Paripueira, Quebrangulo, Feliz Deserto, Jundiá, Olho D’água das Flores, Pão de Açúcar e Piranhas.

Para a professora Ana Dayse Dorea  as ações têm como proposta a redução das desigualdades educacionais. O trabalho é sobre aprender a usar as boas ferramentas existentes para a melhoria do trabalho desenvolvido no município.

O presidente da AMA , prefeito Marcelo Beltrão, agradeceu, em nome do prefeito de Quebrangulo, Manoel Tenório , a todos os gestores e gestores que abraçaram o projeto e entendem a importância da Educação como a grande ferramenta de evolução para a população. Destacou o emprenho de todos os parceiros em nome da professora Ana Deise Dórea com sua ampla capacidade de atuação em defesa de projetos importantes.

Ana Dayse aproveitou para agradecer a toda equipe envolvida. “Os meus agradecimentos a Ufal, a AMA e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, cujo titular é o professor Mozart Neves Ramos, pelo que tem proporcionado aos municípios. A parceria da cátedra paulista com a Ufal se deu a partir de 2024, quando da assinatura de um convênio com o reitor Josealdo Tonholo. Dentre ações em parceria, sob a liderança de Ana Dayse, foi formado um grupo, no âmbito da Universidade, que vem discutindo a criação da futura cátedra da instituição alagoana.

Mais sobre a formação

A formação proporcionou uma valiosa oportunidade de aprimoramento e, com foco na prática, não limitou os participantes à discussão dos conceitos dos principais indicadores, mas também propiciou a realização da coleta de dados, aplicação das fórmulas, construção de gráficos, cálculo e avaliação da própria realidade durante o processo de formação. “Além disso, aprenderam a utilizar comandos específicos em ferramentas de Inteligência Artificial para potencializar e otimizar essas operações”, frisou o professor Anderson Barros, gerente administrativo do HU e participante do grupo que vem discutindo a criação da futura cátedra da Ufal.

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), Polo Ribeirão Preto. Dividida em três eixos, atua com o seguinte foco: redução das desigualdades, ensino da matemática e educação antirracista. Tem ações em 10 estados, atingindo mais de 170 municípios do Brasil.



Fonte: AMA

Leia Também

Últimas Notícias