spot_img
- Publicidade -spot_img
HomeMunicípiosDiálogo entre municípios, estado e união marca debates do Eixo Meio Ambiente...

Diálogo entre municípios, estado e união marca debates do Eixo Meio Ambiente – AMA

-


O tema foi debatido durante palestras técnicas que reuniu representantes de órgãos federais, estaduais e municipais

texto: Handson Holanda

Rivaldo Couto – Foto: Victor Martiniano

A importância do diálogo entre municípios, Estado e União para fortalecer a gestão ambiental e dar mais segurança às ações desenvolvidas no território local, foi debatida no encerramento da programação do Eixo Meio Ambiente na Feira dos Municípios Alagoanos, neste sábado (24). O tema foi discutido durante palestras técnicas que reuniu representantes de órgãos federais, estaduais e municipais.

O superintendente do Ibama em Alagoas, Rivaldo Couto, um dos palestrantes, destacou a importância da articulação entre as esferas como essencial para alinhar procedimentos, esclarecer dúvidas e fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Segundo ele, a Tripartite funciona como um espaço democrático de troca e aprendizado.

“A Tripartite é um espaço amplo para discutir avanços, capacitações e uniformizar procedimentos. É onde conseguimos trazer dúvidas, novas legislações e exemplos de boas práticas que ajudam a fortalecer a gestão ambiental nos municípios”, destacou.

Entre as principais demandas apresentadas pelos municípios, Rivaldo apontou a dificuldade na interpretação da legislação ambiental. 

“A uniformização desse entendimento é fundamental para dar mais segurança jurídica aos gestores municipais e facilitar a aplicação da lei na realidade local”, explicou.

A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno, também ressaltou a importância do diálogo entre os entes federativos. Para ela, a integração fortalece tanto os órgãos licenciadores quanto quem empreende.

“Essas discussões são fundamentais para unificar entendimentos e garantir segurança jurídica para quem licencia e para quem empreende, especialmente em municípios com áreas sensíveis, como as regiões litorâneas”, afirmou.

Luana destacou ainda que um ambiente jurídico mais seguro contribui para o desenvolvimento sustentável. 

“Quanto mais clara e fortalecida é essa estrutura, mais conseguimos ampliar o licenciamento de forma responsável, sempre conciliando desenvolvimento com proteção ambiental”, completou.

A 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo é uma realização da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com patrocínio premium do Governo de Alagoas e do Sistema Fecomércio — Sesc e Senac, além do patrocínio do Sistema Fiea — Sesi e Senai, Sebrae, Grupo Equatorial, e parceria com a Abrasel, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Conisul.



Fonte: AMA

Leia Também

Últimas Notícias