A 11ª Bienal Internacional do Livro, que acontece em Maceió até o dia 09, terá a presença marcante dos escritores arapiraquenses. Ao todo, mais de 50 autores estarão presentes para o lançamento de seus livros e deixar marcado na história a literatura e cultura produzidas na terra de Manoel André.
No último sábado (01), o deputado federal Daniel Barbosa realizou o lançamento do seu primeiro livro “Arapiraca, Alagoas e o Brasil em 50 artigos – Reflexões de um deputado federal do Agreste sobre justiça social e desenvolvimento ”, uma série de artigos produzidos ao longo do mandato do parlamentar. O lançamento contou com a presença do prefeito Luciano Barbosa, além dos reitores da Ufal, Ifal e Uneal.
Algumas editoras como a Performance realizará os lançamentos dos livros dos escritores arapiraquenses com a presença dos autores para que possam contar sobre suas obras. “É muito rico para Arapiraca ter essa presença, com tantos escritores que além de serem daqui, também falam sobre as coisas daqui. E a Prefeitura de Arapiraca tem dado apoio para que nossas histórias ganhem a Bienal e mais locais”, destacou a secretária de Cultura Mônica Nunes.
Entre os temas, Arapiraca é fonte de inspiração para os escritores. Aemerson Barros, que lança no próximo dia 08 o seu livro “Ecos da minha terra interior – viver e permitir-se”, transforma essa relação com a cidade em arte. “Arapiraca é cenário, mas também é sentimento, é lembrança de infância, é identidade, é pulsação, é força nas minhas lutas quando saía pelo centro, gritando por liberdade e por democracia. Quando escrevo sobre minha terra, estou tentando preservar aquilo que o tempo insiste em levar, a memória viva, a simplicidade das pessoas e o amor pelo que é nosso. Arapiraca é ponto de partida e ponto de chegada de tudo de tudo o que sou”.
A Eduneal, Editora da Universidade Estadual de Alagoas, também está preparando lançamentos com escritores arapiraquenses, frutos de pesquisas, vivências e literaturas.




