O Botafogo faz sua estreia no Campeonato Carioca de 2026 nesta quinta-feira (15). Assim como os principais rivais, o clube alvinegro vai a campo com um time alternativo, majoritariamente formado por jovens, mas com o objetivo de começar a competição com vitória. O adversário será a Portuguesa, no Estádio Luso-Brasileiro, em duelo válido pela primeira rodada, a partir das 19h.
A diretoria do Botafogo optou por priorizar a pré-temporada conduzida pelo técnico Martín Anselmi. Por isso, na estreia estadual, o comando da equipe ficará a cargo de Rodrigo Bellão, treinador do sub-20, que será o responsável por dirigir o time misto. A Portuguesa, por sua vez, já entrou em campo no último domingo e empatou por 1 a 1 com o Flamengo, em jogo antecipado da quinta rodada.
Uma das possíveis novidades no Botafogo é o retorno do zagueiro Bastos. Fora dos gramados desde o Carioca do ano passado, o angolano voltou a treinar com o elenco e pode ganhar seus primeiros minutos em 2026. Na última temporada, o defensor enfrentou problemas físicos que o impediram de ter sequência e agora busca ritmo de jogo.
O goleiro Neto e os atacantes Matheus Martins e Nathan Fernandes também podem ser utilizados, após se recuperarem de lesões. Outra possível novidade é o meia Caio Valle, destaque recente na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele ficou no banco na última partida do torneio e deve integrar o grupo nesta estreia.
Entre os desfalques, o meia Cauã Zappellini segue em recuperação de uma lesão óssea, enquanto o centroavante Kadir está a serviço da seleção do Panamá. Já o zagueiro Ytallo e o atacante Lucas Villalba, contratados para a sequência da temporada, ainda não foram regularizados no BID por causa de um transfer ban imposto pela FIFA, que impede o registro de novos jogadores.
Pelo lado da Portuguesa, o meia Chay, campeão da Série B pelo Botafogo em 2021, é dúvida por conta de lesão e segue em recuperação. O técnico Alex Nascif deve promover mudança no ataque, com Léo Muchacho perdendo a vaga para Uelber.
A partida também marcará o reencontro do Botafogo com três jogadores que passaram recentemente pelo clube sem grande destaque: o goleiro Douglas Borges, reserva na campanha da Série B de 2021, o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o atacante Rhuan Silveira, revelado nas categorias de base alvinegras.
Ficha técnica
Portuguesa x Botafogo
Portuguesa: Douglas Borges; Sávio, Carlos Henrique, Lucas Costa e Guilherme Santos; João Paulo, Henrique Rocha e Anderson Rosa; Bruno Mota, Uelber e Rhuan Silveira. Técnico: Alex Nascif.
Botafogo: Neto; Kadu, Bastos, Marquinhos e Gregory Rabelo; Gabriel Cunha, Charles e Caio Valle; Nathan Fernandes, Juninho e Matheus Martins. Técnico: Rodrigo Bellão (interino).
Árbitro: Lucas Coelho Santos.
Horário: 19h.
Local: Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: Notícias ao Minuto


