Novo formato do Programa de Aquisição de Alimentos reforça compromisso do Governo do Estado com segurança alimentar e nutricional das crianças de 0 a 6 anos
Com o compromisso de reforçar a segurança alimentar e nutricional da Primeira Infância em Alagoas, o governador Paulo Dantas vai ampliar a atuação do Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade Leite – em um novo formato que passa a atender também as creches do Programa Criança Alagoana (Cria), com entrega semanal de leite semanal a partir desta segunda-feira (21).
Executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o programa vai atender, de forma inicial, as 77 creches CRIA já inauguradas no estado com a doação de mais de 30 mil litros de leite de vaca pasteurizado tipo C de forma semanal. A cada nova creche inaugurada, além do equipamento completo, também será entregue o leite do programa, ampliando a atuação da iniciativa.
Neste momento, serão 15.400 crianças de 0 a 6 anos que terão acesso a 2 litros de leite por semana, que serão consumidos dentro da unidade como alimento fonte de cálcio, proteína, rico em vitaminas e minerais, além de ser importante para o desenvolvimento, principalmente na formação óssea da Primeira Infância das crianças alagoanas.
A secretária da Primeira Infância de Alagoas, Caroline Leite, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento nutricional das crianças no estado.
Renovação do convênio
O PAA Leite é executado no convênio com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), atendendo 92 municípios alagoanos. A etapa anterior esteve vigente de março de 2024 a março de 2025. Nesta renovação contratual, serão distribuídos mais de 150 mil litros de leite de vaca e de cabra por semana, beneficiando cerca de 60 mil famílias alagoanas, aumentando a cada nova creche inaugurada.
O investimento do programa é de R$ 19 milhões, com recursos do convênio entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal, neste segundo semestre de 2025 para aquisição de leite de mais de 3 mil pequenos produtores alagoanos, fomentando a economia local e o desenvolvimento rural, ao incentivar a atividade leiteira da agricultura familiar.
Além das Creches CRIA, o programa vai entregar semanalmente nas Instituições de Longa Permanência (ILPs) cadastradas junto ao MDS para incrementar o valor nutricional dos alimentos de idosos, com entregas semanais e nos pontos de distribuição.
Foto: Ascom Cria
Fonte: AMA