O governador Paulo Dantas assinou, nesta segunda-feira (2), o contrato de financiamento no valor de R$ 790 milhões referente à operação de crédito do Programa Visão Alagoas II, junto ao Itaú Unibanco e o Santander. Os recursos serão utilizados na execução de obras de infraestrutura rodoviária, aeroportuária, de urbanização, além da construção de unidades de saúde e aquisição de equipamentos.
A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e reuniu secretários de Estado e os representantes das instituições bancárias.
“Acabamos de assinar esse contrato que nos permite investir quase R$ 800 milhões em obras estruturantes, que têm um peso muito importante para o desenvolvimento do nosso estado. Já estamos com os recursos garantidos para concluir o aeroporto de Maragogi, a duplicação até Delmiro Gouveia, a duplicação de Palmeira dos Índios a Arapiraca, a duplicação de Arapiraca a São Sebastião e a duplicação do primeiro trecho da AL-101 Norte. Além disso, temos os investimentos em água e esgotamento sanitário que estamos fazendo em todo o estado de Alagoas”, citou Paulo Dantas.
“Vamos ter os recursos, dentro da própria operação de crédito, para concluir as UPAs de Marechal Deodoro e de Coruripe, o Hospital de Palmeira dos Índios e para a construção do Hospital do Idoso, em Maceió, e do Hospital Metropolitano de Arapiraca”, acrescentou o governador.
O gerente regional do Itaú / Unibanco para o Centro-Oeste, Norte e Nordeste, Antônio Carlos Muhlert, afirmou que a segurança jurídica e fiscal do Estado de Alagoas contribuiu decisivamente para a efetivação da operação de crédito.
“Nós conseguimos, com muito empenho e dedicação, avalizar os números de Alagoas dos últimos anos. Desejamos que esses recursos façam a diferença na vida do povo alagoano, que faça a diferença na geração de emprego e de renda e no desenvolvimento do turismo e do comércio”, declarou Antônio Carlos, ao lado do gerente comercial de Alagoas, Tiago Bezerra Patú.
Benefícios sociais
O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, destacou os benefícios sociais e econômicos que serão gerados a partir da aplicação dos recursos contratados na execução de obras estruturantes.
“Esses investimentos que são contratados hoje, por determinação do governador Paulo Dantas, vão ser destinados à infraestrutura, ao saneamento, à saúde, e vão, evidentemente, melhorar os nossos indicadores econômicos”, avaliou Pereira.
Já a secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, afirmou que, por meio da operação de crédito, as instituições financeiras passam a fazer parte do processo de desenvolvimento econômico de Alagoas, através da geração de emprego e da redução da pobreza.
“É por meio dessa operação de crédito que a gente vai conseguir manter toda a dinâmica econômica de Alagoas. São investimentos estruturantes para o estado continuar a crescer economicamente”, ressaltou Renata dos Santos.
“Temos atingido a melhoria de indicadores sociais como a saída de mais de 100 mil pessoas da extrema pobreza em 2023. Isso só é possível porque a gente está conseguindo fazer novos hospitais, novas creches e investir em políticas sociais. Trata-se, portanto, de um ciclo de desenvolvimento e de investimento público”, acrescentou a secretária de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, que também é coordenadora do programa Alagoas Sem Fome.
Participaram, ainda, da solenidade o secretário chefe do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; a procuradora-geral do Estado, Sâmia Suruagy; e o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy; além de servidores da Sefaz.