O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas ocupa a 5ª colocação no ranking nacional de assiduidade na atualização da base de dados do Registro de Estatística e Sinistros de Trânsito (Renaest). No Nordeste, o órgão aparece na 2ª posição.
A lista dos órgãos estaduais de trânsito que estão em dia com o repasse de informações foi divulgada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nessa quarta-feira (21). Em Alagoas, os dados do Renaest são coletados pelo Detran junto aos órgãos ligados às Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Segurança Pública (SSP), como também às Superintendências Municipais de Trânsito de cidades do estado.
O diretor-presidente do Detran Alagoas, Marco Fireman, lembra que são com os dados do Renaest que os órgãos de trânsito conseguem identificar alguns pontos que precisam ser melhorados, e, assim, reduzir o número de sinistros graves e óbitos nas vias e rodovias alagoanas.
“Em todas as ações que realizamos, o nosso pensamento tem sido sempre o de salvar vidas. E temos nos dedicado muito na busca da redução dos sinistros graves e dos óbitos que diariamente são registrados no trânsito”, afirmou.
Ana Paula Fortes, subchefe de Estudos de Acidentes do Detran Alagoas, afirmou que ter uma posição de destaque em um ranking nacional reflete a qualidade do trabalho realizado, e a importância da atuação integrada com os demais órgãos responsáveis pela coleta dos dados.
“Esse reconhecimento é uma validação de nossos esforços pela busca de uma ampla base de dados de sinistros de trânsito que podem nortear políticas públicas mais assertivas, para que estas possam, cada vez mais, salvar um maior número de vidas no trânsito”, disse a servidora, que é responsável pela alimentação do Renaest em Alagoas