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17/07/2024 às 14h49min - Atualizada em 17/07/2024 às 14h49min

JHC e a mágica de milhões: como transformar um colaborador da campanha em um dono de contrato milionário na prefeitura

“Amigos, amigos, transparência à parte... ou será que não?”

Por De Olho Alagoas
Reprodução / Montagem com prints do divulgacand (prestação de contas)
Senhoras e senhores, preparem-se para o mais novo espetáculo da administração pública na capital de Alagoas: “O incrível case de marketing da Prefeitura de Maceió”! protagonizado pelo prefeito João Henrique Caldas, mais conhecido como JHC, este show promete encantar (ou revoltar) a todos com seus truques de ilusionismo financeiro.

Primeiro ato: "a multiplicação dos contratos"

JHC, não satisfeito com “meros” R$ 58 milhões anuais em contratos de publicidade, decide que precisa de mais... muito mais! Com um passe de mágica (leia-se: pregão), faz surgir mais R$ 39 milhões em contratos de comunicação visual. Uau! Quem precisa de escolas e hospitais quando se pode pode ter banners, faixas e placas por toda a cidade, não é mesmo?


Segundo ato: "o retorno do investimento... eleitoral"
 
 
Surpresa, surpresa! A Podium Comunicação Visual, que por coincidência (ou não) trabalhou na campanha de JHC em 2020, agora tem um contrato de R$ 26,5 milhões. Parece que alguém levou muito a sério o ditado "uma mão lava a outra"... e com dinheiro público, ainda por cima!

Terceiro ato: "o mistério da empresa fantasma"

Num passe de mágica digno de David Copperfield, a A5VC LTDA, contratada no mesmo pregão que a Podium, simplesmente... desaparece! Nenhum empenho, nenhum serviço prestado. Será que ela existe mesmo ou é apenas um coelho na cartola de JHC?


Grand Finale: "o crescimento exponencial (da conta bancária?)"
 
 

Print divulgacand com prestação de contas do JHC onde aparece a empresa
 
Para o grand finale, testemunhamos o incrível salto mortal dos gastos com a Podium: de R$ 287 mil em 2023 para mais de R$ 10 milhões em 2024. Um aumento de 3.384,3%! Senhoras e senhores, isso não é inflação, é explosão!

E o que dizer dos R$ 2,27 milhões empenhados às vésperas do prazo eleitoral? Parece que alguém estava com pressa de espalhar seu nome pela cidade antes que a Lei Eleitoral desse um basta na farra.

Conclusão: 

Se governar fosse um reality show, JHC certamente estaria concorrendo ao prêmio de "melhor mágico com dinheiro público". Resta saber se o povo de Maceió está aplaudindo ou pedindo reembolso desse espetáculo caríssimo.  

E você, caro leitor, o que acha? Está impressionado com os truques de JHC ou preferiria ver esse dinheiro investido em serviços básicos para a população? A cortina se fecha, mas o show (infelizmente) continua!

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