O curso de direito do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas recebeu, pela terceira vez consecutiva, o Selo de Qualidade OAB. Em todo o Brasil, 198 instituições de ensino superior foram contempladas. Em Alagoas, somente a Uneal e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram o reconhecimento.
A lista completa foi divulgada pela Ordem dos Advogados do Brasil, na quarta-feira (19). Criado em 1999, o prêmio OAB Recomenda é uma ferramenta que reconhece a qualidade da formação de juristas em todo o Brasil por meio dos índices de aprovação no Exame de Ordem e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de três anos. O curso do Campus I da Uneal já recebeu o prêmio na 6ª edição (2019), na 7ª edição (2022) e na 8ª edição (2024).
“O Selo OAB Recomenda é o principal indicador de qualidade da formação jurídica do Brasil. É muito importante receber esse Selo de Qualidade. Isso abre portas para que nossos egressos ingressem no mercado de trabalho com maior respaldo, com maior recomendação, considerando a qualidade do curso atestada pela principal entidade jurídica do País”, frisa o vice-coordenador do curso, Tiago Vicente.
Para Vicente, os resultados alcançados estão diretamente ligados ao esforço e dedicação dos estudantes, ao comprometimento dos docentes e às melhorias da infraestrutura, do acervo bibliográfico e da efetivação do Núcleo de Práticas Jurídicas. “Nossos estudantes já se destacam nas seleções de estágio e, principalmente, pelo desempenho nos exames de ordem que têm dado esse salto de qualidade em nosso curso. ‘Mais de 70% do nosso corpo docente é formado por mestres e doutores que têm se dedicado cada vez mais à pesquisa científica. ‘Um terceiro fator é a nossa estrutura física com nosso Núcleo de Prática Jurídica que integra escritório jurídico, sociedade e universidade, além da nossa matriz curricular objetiva, humana, com preocupação nas questões regionais. Tudo isso tem dado destaque ao nosso curso”, explicou.
Os primeiros egressos do curso de direito do Campus VI da Uneal, em Maceió, também contribuíram com essa conquista, uma vez que as inscrições realizadas no Exame da Ordem só eram possíveis ser feitas, até o momento, por meio do Campus I – Arapiraca. A partir do próximo Exame da Ordem, os graduandos da unidade da capital poderão fazer o Exame da Ordem escolhendo seu respectivo Campus no sistema da OAB. "Este resultado demonstra o esforço de nossos estudantes, professores e também das gestões da Uneal que têm trabalhado para melhorar a infraestrutura e proporcionar aos nossos graduandos melhores condições de estudo, além de incentivar projetos e parcerias com órgãos do Poder Judiciário.
A convergência desses fatores traz conquistas como esta", destaca o reitor da Uneal, Odilon Máximo. Baixe aqui a lista: https://s.oab.org.br/arquivos/2024/06/fee3ebc2-8bd6-4d93-aeec-b5e8c1872883.pdf