Os municípios podem continuar vacinando a população contra a influenza até o fim dos estoques. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta terça-feira (4), e segue recomendação do Ministério da Saúde (MS).
A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024 foi iniciada no dia 25 de março e concluída oficialmente em 31 de maio. Ao todo, segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), das 694.456 pessoas que devem ser imunizadas no estado, 310.352 receberam doses, o que corresponde a 44,75%.
Com o resultado, Alagoas não atingiu a meta prevista pelo MS, que é de 90%. Os números se referem ao público formado por crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da imunização. "Reforçamos a necessidade da vacinação, porque, além de prevenir contra a influenza, evita que o paciente apresente a forma grave, que pode levar a hospitalizações e óbitos".
A Campanha de Vacinação contra a Influenza abrange todas as pessoas maiores de seis meses de idade, conforme preconiza o MS. No caso das crianças que serão imunizadas pela primeira vez, duas doses devem ser aplicadas, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.