A coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Ana Luiza Nogueira, informou à imprensa, na tarde desta segunda-feira (18), que 10 casos de violência contra a mulher foram registrados em Maceió, apenas nesse fim de semana. 70% dos crimes tiveram como autor o companheiro atual.
Segundo informações da delegada, todos os presos em flagrante tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça, o que já representa um avanço, mesmo em meio ao número de crimes por questões de gênero.
"Além deste ponto positivo, temos outro: 60% foram crimes de ameaça. Antes, víamos uma tendência para lesões corporais e até tentativas de feminicídio ou mesmo o feminicídio. E isso se deve ao encorajamento da mulher em registrar a denúncia logo nas primeiras agressões. Sabemos que esse tipo de crime é um ciclo progressivo, culminando na morte da vítima", esclareceu Ana Luiza.
Ainda de acordo com a delegada, 70% desses crimes ocorridos no fim de semana tiveram como autor o atual companheiro da vítima.
"Ou seja, a mulher está mais confiante e parte para denunciar. Então, pedimos que a população não se intimide e denuncie; temos as duas distritais e o atendimento online pelo site da Polícia Civil", reforçou Nogueira.