Em sua primeira agenda oficial na China, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, se reuniu, nesta segunda-feira (4), com o cônsul do Brasil em Xangai, Augusto Pestanha, e declarou que Alagoas vive o seu melhor momento para a atração de grandes indústrias. Ele apresentou número da economia alagoana e fez um paralelo entre o cenário do passado e o atual, depois dos avanços conquistados nos últimos anos.
Paulo também debateu com o cônsul quais as maiores e as melhores estratégias de promoção de Alagoas no país asiático, inclusive com a proposta de uma feira comercial de porte internacional.
“Nosso estado historicamente viu as grandes empresas irem para o sul do Brasil. Agora, eu posso garantir que Alagoas está pronta para disputar pelas grandes indústrias. Hoje, temos a melhor nota de classificação de risco de agências internacionais, logo temos confiança do mercado, além de termos um dos melhores programas de incentivos fiscais do Brasil, as melhores rodovias, e estamos geograficamente bem localizados na região do País que mais cresce economicamente e segundo mercado consumidor do Brasil”, argumentou Paulo Dantas.
O governador ainda destacou a capacidade do crescimento da infraestrutura socioeconômica alagoana. “Queremos levar para Alagoas um Mega Feira China-Brasil para ser realizado em 2024, firmar parcerias econômicas e acadêmicas (pesquisa e desenvolvimento) para fortalecer o desenvolvimento de nosso estado. Estamos vivendo o melhor momento de nossa história. Alagoas deixa a cada dia os índices negativos que sempre liderou. Já fomos o estado mais violento do Brasil, hoje somos o terceiro mais seguro do Nordeste. Já fomos os piores na educação, na saúde, na tecnologia. Esta realidade está em uma melhora constante e o investidor que acreditar em Alagoas vai ganhar muito dinheiro e gerar muitos empregos”, declarou Paulo.
O cônsul Augusto Pestanha demonstrou alegria com a iniciativa alagoana, considerando que a visita foi uma atitude de quem pensa grande, por ser a China o maior parceiro comercial do Brasil, abrindo portas para negociar mais relações comerciais e também ampliação do turismo.
"Eu agradeço a presença do governador, dos secretários e do prefeito. Sou um entusiasta de Alagoas, conheço o Estado e sei do potencial enorme, do muito que foi feito, de tudo que foi realizado. Alagoas é hoje uma história de sucesso no Brasil. E eu como brasileiro fico muito satisfeito em ver este exemplo.", afirmou o cônsul.
O prefeito Claudio Filho, o Cacau, de Marechal Deodoro, também está na delegação alagoana e comentou sobre as potencialidades alagoanas e as parcerias comerciais que geram oportunidades e empregos para investidores. "Tivemos um encontro muito proveitoso que serviu para mostrar que temos potencial para atrair novos investimentos na agricultura, na indústria e no turismo", acrescentou.