Com a tragédia causada pelas fortes chuvas que atingem Alagoas, deixando mais de 25 mil desalojados ou desabrigados e até o momento uma pessoa morta, órgãos públicos, grupos, entidades, ONGs, shoppings, entre outros, têm se mobilizado para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes. O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) iniciou a campanha SOS Chuva, para arrecadar roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal.
Todas as unidades do órgão são pontos de arrecadação. “O objetivo é arrecadar alimentos, agasalhos, cobertores, materiais de higiene pessoal e de limpeza para as vítimas das chuvas que estão desalojadas e desabrigadas em todo o nosso estado devido às fortes chuvas que acometeram a região nos últimos dias”, informou o MP/AL.
Em Maceió, os pontos de arrecadação estarão nos seguintes locais: Ministério Público de Alagoas - Rua Dr. Pedro Jorge, R. Jorge de Melo e Silva, 79 - Poço; Prédio das Promotorias de Justiça da Capital - Av. Juca Sampaio, 3.362 - Barro Duro e CAOP - Av. Fernandes Lima, 1018 - Farol.
Já no interior, as doações deverão ser levadas para os prédios onde o Ministério Público tem sede própria ou para as promotorias de Justiça, nos respectivos Fóruns. A Arquidiocese de Maceió, por meio do Arcebispo Dom Antônio Muniz, também deu início a uma campanha de arrecadação para desabrigados e desalojados devido às chuvas.
“O Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, deu início a Campanha urgente em prol dos desalojados e desabrigados devido às chuvas do fim de semana. Dom Muniz clama ao povo de Deus da Arquidiocese de Maceió que façam suas doações, de acordo com suas posses e seu coração, o mais rápido possível, pois já passa de 24 mil o número de desalojados e desabrigados no Estado (Informações da Defesa Civil Estadual) . O Metropolita agradece à generosidade!”, informou a arquidiocese.
O ponto de arrecadação acontece na Igreja São Gonçalo, no Farol. Quem optar por doações em dinheiro, foi disponibilizada a chave pix da arquidiocese: 12155388000189. O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) está com uma campanha que iniciouse ainda no mês passado. A campanha, denominada de “Ajudando pessoas, acalorando corações”, tem como intuito arrecadar agasalhos, cobertores e lonas. Os pontos de arrecadação são na Sede do TJ/AL, no Centro, e no Fórum de Maceió.
O Maceió Shopping, em Mangabeiras, também é ponto de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes. Podem ser doados alimentos, roupas, água mineral e produtos de higiene pessoal. A quantia arrecadada será repassada para a Defesa Civil Estadual, responsável pela distribuição para as famílias. As doações podem ser entregues no piso 1 do shopping, ao lado do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), próximo ao Rei do Mate, no horário de funcionamento do shopping.