Um teste das sirenes de alarme, feito pela Braskem, gerou pânico e muita correria, na manhã desta quarta-feira (5), no bairro do Pontal da Barra, em Maceió. Moradores assustados com o disparo das mensagens da petroquímica saíram de casa às pressas e fizeram contato com as equipes de salvamento e emergência. Em nota, a empresa se desculpou pelo incidente.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um grande número de moradores da localidade concentrados em uma área descampada. Atormentados, eles disseram que tinham recebido uma mensagem pelo celular em que a Braskem pedia para eles saírem de casa.
Diretor da Braskem, Milton Pradines explicou, em uma gravação, que, na verdade, aconteceu um teste de alarme semanal da empresa e que iria investigar o que pode ter motivado o disparo de mensagens errado à população.
Ele também aproveitou para pedir desculpas à população e garantiu que promoveria um encontro com os representantes da associação de moradores para detalhar o mal entendido.
A assessoria de comunicação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que a base da unidade recebeu ligações de uma pessoa em pânico porque foi acionado o alarme. Já o Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores para um suposto vazamento de produto perigoso naquela área.
Em nota, a petroquímica confirmou que se tratava de um teste das sirenes de alarme, que é realizado toda quarta-feira para as comunidades do entorno da Unidade do Pontal da Barra. E explicou que houve uma “desconfiguração no teor da mensagem enviada, que já foi corrigida”.
“Informamos ainda que já entramos em contato com as comunidades, por meio do Conselho Consultivo Comunitário (CCC) para informá-los do equívoco. A Braskem reforça que mantém constante comunicação com as comunidades e autoridades através de reuniões regulares do Programa APELL (Alerta e Preparação das Comunidades para Emergências Locais)”, reforçou a empresa, na nota à imprensa.