O Restaurante Popular Jerimum voltou a funcionar nesta segunda-feira (19), após três anos fechado e sem atender a população de Arapiraca.
A volta do restaurante foi uma determinação do prefeito Luciano Barbosa, que tem como propósito central a garantia de alimentação de qualidade a baixo custo, principalmente aos trabalhadores do comércio, trabalhadores autônomos e profissionais liberais da cidade.
O prédio, localizado no centro comercial de Arapiraca, passou por amplo processo de revitalização e modernização em toda a sua estrutura física.
Segurança alimentar
Inaugurado no ano de 2008, na primeira gestão de Luciano Barbosa, o restaurante foi concebido para atender trabalhadores de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados e famílias em situação de vulnerabilidade social com refeições a preços populares.
Fechado há mais de três anos, o prédio recebeu uma série de investimentos, incluindo paredes 100% revestidas nas áreas de armazenamento e preparo de alimentos, rede de água quente para o preparo de alimentos e lavagem de pratos, bem como a recuperação e reforço da estrutura física e revitalização da fachada.
O Restaurante Popular Jerimum tem capacidade para ofertar 22 mil refeições por mês é conta com ambiente climatizado e projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Além disso, a Prefeitura de Arapiraca adquiriu três câmaras frias para congelados, resfriados e descongelamento de produtos, dois elevadores para o transporte de alimentos, instalação de cozinha com piso gail, que alia resistência a impactos com baixa absorção de água, o que garante maior durabilidade e menor proliferação de fungos, germes e bactérias.
O piso antiderrapante atende a todas as especificações técnicas de uma cozinha em nível industrial, entre outros serviços que o prédio recebeu.
Cardápio variado
O radialista Maxwell Roberto foi um dos primeiros a pegar a bandeja com o almoço, que tem cardápio nutritivo e de baixa caloria.
“É muito boa a comida, a gente sabe que o nutricionista faz esse cardápio. Quero parabenizar o prefeito Luciano Barbosa porque a população precisa, e as pessoas mais carentes necessitam”, afirmou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arapiraca, Antônio Bento, também compareceu à reabertura do Restaurante Popular Jerimum e destacou a importância para as classe trabalhadora.
“Muitos comerciários só conseguem fazer duas refeições por dia devido ao tempo de retornar ao trabalho. Agora, com a reabertura do restaurante popular, os trabalhadores terão acesso a uma alimentação de qualidade e preço mais acessível “, salientou.
Além do prefeito Luciano Barbosa, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo e demais secretários, secretárias municipais, vereadores e o presidente da AABB de Arapiraca, Darci Henrique, também prestigiaram o evento.
“Vocês não fazem ideia da minha alegria nesse momento. Fiquei muito triste com o fechamento do restaurante por mais de três anos. Vivemos num país onde muita gente passa fome e não poderíamos reabrir o restaurante de qualquer jeito. Nossa população merece o que há de melhor e aplicamos os recursos públicos para oferecer alimentação de qualidade e as pessoas poderem viver cada vez melhor”, completou o prefeito.