Entre os municípios, além de Palmeira dos Índios, estão: Alenquer e Monte Alegre, no Pará; Taió, em Santa Catarina; Montanha, no Espírito Santo; Rio Fortuna, em Santa Catarina; Pérola, no Paraná; e Jaguaratema, no Ceará.
O Governo Federal também concluiu, nesta segunda (27), que há estado de calamidade pública na cidade de Lagoa da Canoa, também em Alagoas.
Os fatores que diferenciam o estado de calamidade de uma situação de emergência são as questões de resposta e o tamanho da destruição.
Como solicitar recursos federais
As cidades afetadas podem solicitar recursos do MDR por causa do status de emergência que a Defesa Civil Nacional concedeu. Entre as ações possíveis, há o restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura do município.
É pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) que se pode pedir auxílio. A partir disso, a Defesa Civil Nacional tem uma equipe técnica para avaliar os valores.
A Defesa Civil Nacional possui uma série de cursos à distância, a fim de habilitar agentes municipais e estaduais para o S2iD, por meio do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. O foco das capacitações são os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.
*com informações da assessoria.