Foram presenteadas nessa jornada cerca de 30 crianças na comunidade indígena Shawãnanbá, num local chamado Ramal do Maloca, que não fica longe do centro da cidade (são 8 km), mas é de difícil acesso.
A própria Porto Walter, no oeste do estado do Acre, não é local de fácil acesso. Para chegar lá é preciso ir de avião ou de barco, pelo Rio Juruá. O isolamento do local motivou em 2014 uma reportagem que mostrou que lá era a única cidade no Brasil sem carros, pois a dificuldade para chegar e as poucas ruas asfaltadas desmotivavam os portowaltenses a investir em veículos.
Esse cenário não existe mais, pois as fotos divulgadas pela prefeitura também mostram o Papai Noel usando caminhonetes e uma van como “trenós” na entrega dos presentes.
O prefeito da cidade, Cesar Andrade, disse ao G1 que a entrega de presentes no Natal era uma tradição na cidade que ele decidiu manter. Ele contou ainda que comprou cerca de 10 mil brinquedos e doces com uma verba de R$ 40 mil da própria prefeitura.
“É uma ação que já era realizada há alguns anos e quando assumi a prefeitura este ano decidi manter. Vamos contemplar todas as crianças da nossa cidade. Por conta da pandemia tivemos que adaptar a entrega dos presentes e estamos levando de bairro em bairro. Também entregamos 250 sacolões a famílias carentes de nossa cidade”, disse o prefeito.
Também em razão da pandemia, não foram promovidas outras iniciativas com as crianças, como brincadeiras coletivas ou apresentações artísticas.