11/11/2021 às 13h58min - Atualizada em 11/11/2021 às 13h58min
Após reclamações, Procon notifica Caixa por aglomeração em agência
Já o banco BMG foi multado em R$ 91 mil por cometer infrações ao Código de Defesa do Consumidor
Por Gazetaweb
Procon notifica Caixa por aglomeração em agência Após receber inúmeras reclamações sobre agências com aglomeração de clientes, o Procon Maceió notificou, nessa quarta (10), a superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição deve prestar esclarecimentos sobre a permanência da restrição de atendimento aos consumidores, mesmo após a flexibilização dos decretos da pandemia, o que acaba gerando multidões ao lado de fora e excedendo o tempo máximo de atendimento previsto pelo Município.
De acordo com a Lei Municipal nº 5.516 de 2006, o tempo máximo de espera na fila do banco é de até 20 minutos. Em vésperas ou pós-feriados prolongados, dias de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais, o tempo é de até 30 minutos. No entanto, na unidade do Farol, na Avenida Fernandes Lima, nº 651, a população chega a esperar entre duas e três horas. “Devido às inúmeras reclamações e entendendo que diversos setores estão trabalhando com força máxima, não encontramos justificativas na aglomeração e na demora que os consumidores estão enfrentando nas portas das agências. Além da Caixa, outros bancos serão notificados ainda nessa quinzena e é importante que o consumidor registre sua reclamação denunciando os abusos para o Procon de Maceió”, alerta o diretor executivo Leandro Almeida.
Banco BMG
Ainda no segmento bancário, no mesmo dia, o órgão multou o banco BMG em R$ 91 mil por cometer infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), veiculando em rede nacional a propaganda “teste cego”. Na ação, a empresa ofertava cartão de crédito aos consumidores e informava que, no ato da contratação, não haveria consulta ao Serviço de Proteção ao crédito (SPC/SERASA). No entanto, havia. A multa foi aplicada por meio de processo administrativo e a empresa tem direito à defesa.