O prefeito Luciano Barbosa esteve reunido, nesta quarta-feira (29), com diretores do Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), para ampliar parceria na oferta de cursos com foco no atendimento profissionalizante, de geração de renda e de atividades socioeducativas no município de Arapiraca.
A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Educação, Ivana Carla; de Assistência Social, Fabrícia Galindo; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira; de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão; de Gestão Pública, Ariluce Cerqueira, e de Infraestrutura, Roany Izidoro, além da coordenadora do Programa Viver Melhor, Ana Valéria Peixoto, e do chefe de Gabinete, Josivan Vital.
A diretora-executiva de Educação e Tecnologia do Sesi/AL, Cristina Suruagy; a gerente da unidade de Arapiraca, Thiana Cysneiros; a gerente comercial Mônica Vieira e o coordenador de Educação Básica do Sesi/AL, Tassio Paiva, apresentaram a estrutura dos cursos técnicos e profissionalizantes para atender às demandas do município de Arapiraca.
Na reunião, o prefeito Luciano Barbosa falou da relevância da parceria com o Sesi/AL e do apoio que a gestão municipal vem recebendo, mais uma vez, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra.
“É importante que nossos projetos de educação profissionalizante estejam voltados para atender às camadas sociais com maior vulnerabilidade”, destacou o prefeito Luciano Barbosa, salientando a criação do programa Viver Melhor, que está mapeando o perfil das famílias que vivem em 18 comunidades da cidade, para que sejam adotadas políticas públicas direcionadas à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Ainda durante o encontro, a diretora-executiva de Educação e Tecnologia do Sesi/AL, Cristina Suruagy, fez a apresentação dos cursos técnicos e profissionalizantes para novas parcerias com a Prefeitura de Arapiraca.
Dentre as novidades, Cristina Suruagy citou o Programa de Formação Educacional e de Gestão Escolar, bem como o Espaço Maker, que adota uma metodologia exclusiva para a valorização da prática e da experimentação de crianças, adolescentes e adultos, com oficinas ofertadas para elaboração de projetos, construção de objetos e de soluções para os problemas apresentados no cotidiano dos profissionais de educação e nas comunidades.
Após a reunião, foram criados grupos específicos de trabalho para as primeiras ações que serão desenvolvidas em parceria com o município.