O secretário municipal de Assistência Social, Carlos Jorge, informou que a iniciativa trata-se de uma ação socioambiental que vai continuar.
“Nossa comunidade sempre foi muito vulnerável com os lixos, resíduos. Faltava esse grande tratamento e essa educação ambiental também. Então, hoje a gente reuniu cooperativas, voluntários, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a Semas, a comunidade para poder fazer a maior ação de limpeza que já teve aqui no Vergel”, disse o secretário.
O prefeito JHC participou, neste sábado (10), da ação Lagoa Limpa, iniciativa da Prefeitura de Maceió de limpeza e conscientização ambiental na Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago. De canoa, o prefeito acompanhou a limpeza no local e disse que a ação vai prosseguir como uma das prioridades da gestão, para garantir a preservação do ecossistema e renda para as famílias que vivem da pesca.“Esse local é fonte de sustento e de renda de centenas de famílias. A gente precisa preservar o meio ambiente, que é rico, os nossos mananciais, a nossa natureza, os mangues para aumentar a produção de sururu, o pescado”, afirmou JHC.
O prefeito destacou, no entanto, que o volume de lixo na lagoa é muito grande. “Então, nós estamos dando o pontapé numa ação de estruturação de reciclagem para o Vergel. Temos aqui a Coopvergel, uma cooperativa que estamos ajudando a montar, e estamos fazendo esse trabalho de conscientização”, ressaltou.
Durante toda manhã, as equipes retiraram lixo e entulhos das margens da lagoa e dos mangues. Em dois dias, foram recolhidos em torno de 300 toneladas, já que os trabalhos começaram na sexta-feira (9). O resíduo seco ou orgânico foi levado para as cooperativas, já o material molhado teve como destinação final a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), administrada pelo município.
Vaso sanitário, restos de geladeira, móveis, material de construção, brinquedos e todo tipo de entulho foi retirado de dentro da lagoa e também das margens.
A iniciativa reuniu cerca de 100 pessoas, entre agentes de limpeza, servidores do município, integrantes de cooperativas de coleta seletiva, voluntários e equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental em um mutirão pela preservação do ecossistema, que contou ainda com 15 embarcações e 15 veículos.