Equipe da Vigilância Sanitária realizou vistoria no Mercado da Produção. Foto: Victor Vercant/Secom Maceió
Uma série de denúncias com relatos de maus-tratos no Mercado da Produção, na Levada, resultaram em uma ação da Vigilância Sanitária de Maceió, na manhã desta quinta-feira (1º), que notificou quatro estabelecimentos. A fiscalização contou com técnicos da Visa de Maceió e Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, além de guardas municipais.
A Visa notificou os ambulantes que mantinham há anos caprinos e aves em condições degradantes de higiene e sob maus-tratos. Os fiscais estipularam um prazo de 72 horas para que os responsáveis retirem os animais do local, sob pena de o caso ser encaminhado às autoridades policiais.
O coordenador-geral da Vigilância Sanitária de Maceió, José Airton dos Santos, contou que as cabras e as aves são mantidas em condições de maus-tratos e que apresentam risco sanitário. Ele diz que os relatos são inúmeros de que boa parte dos bichos morre de fome e de sede.
“Notificamos estes ambulantes para que eles retirem os animais e transfiram para um local salubre. O risco de contaminação do ambiente com as fezes e a urina é enorme com estes bichos mantidos nas condições atuais. A nossa intenção é trabalhar em conjunto com todos os comerciantes, mas precisamos notificar quando há risco à saúde pública”, detalhou Airton dos Santos.
A Semtabes irá se reunir com os comerciantes e discutir a situação, para definir uma área adequada em que essas pessoas continuem trabalhando, mas seguindo as normas sanitárias.