MENU

AL82 Publicidade 728x90
16/06/2021 às 18h58min - Atualizada em 16/06/2021 às 18h58min

Prefeitura de Maceió recebe demandas de pacientes com Esclerose Múltipla

Em reunião, foram discutidos tratamentos alternativos para os usuários

Por Secom Maceió
Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió.

Com o objetivo de prestar assistência adequada aos maceioenses, o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, recebeu a presidente da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Alagoas  (Apemal), Sabrina Lima, para discutir o fluxo de atendimento, tratamentos alternativos e outras demandas dos pacientes durante reunião, na tarde desta quarta-feira (16).

De acordo com a representante da Apemal, Maceió conta com uma estimativa de 60 pessoas acometidas pela Esclerose Múltipla. A associação atende, há 25 anos, gratuitamente a este público

Durante a reunião, foi agendado um encontro com a secretária de saúde, Célia Fernandes, para esta sexta-feira (18), em que serão discutidas a oferta de exames específicos, consultas, espaços para atendimento mais humanizado e política preventiva. 

“O prefeito JHC é absolutamente sensível a esta demanda e nós vamos dar os encaminhamentos necessários para esta causa”, relatou o secretário executivo,  Claydson Moura.

Para a presidente da associação, é fundamental discutir tratamentos alternativos e preventivos para os pacientes, levando em consideração os prejuízos à saúde desses usuários e o alto custo do tratamento.

“Para ter ideia, um tratamento de fisioterapia custa entre R$80 mil e 90 mil por dia e os pacientes fazem de sete a oito sessões. Então, são tratamentos caríssimos e os trabalhos psicoterapêuticos permitem que os casos não evoluam tanto, porque entrando em surto essas pessoas podem ficar com deficiência física. A intenção é que o paciente não chegue nesse estágio e, para isso, a gente precisa de um tratamento preventivo e a melhor hipótese é através do esporte”, explicou Lima.

Sobre a Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune, crônica e progressiva do sistema nervoso central (SNC). Sua causa não é definida, porém, o entendimento é que a doença se manifesta devido à desregulação do sistema imunológico e que um conjunto de fatores pode ser responsável por esse funcionamento não esperado, com influência de variáveis ambientais e genéticas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco
Atendimento
Olá! Qual a sua dúvida?