O ex-comandante do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, coronel Enio Bolívar, tomou posse na tarde desta segunda-feira (30) à frente da recém-criada Secretaria Municipal de Ordem Pública.
O prefeito Luciano Barbosa deu posse ao secretário em solenidade ocorrida na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, e que também contou com a presença do comandante do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, coronel Luciano Felizardo, e do comandante do 7º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Arapiraca, major Kelton, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, Lindomar Ferreira.
A cerimônia também registrou a presença dos vereadores Léo Saturnino, Vicente do Remédio, Melquisedec Oliveira, Givaldo Muniz Bicudo, Márcio do Canaã, além de secretários municipais e representantes da imprensa local.
Durante a solenidade, também tomaram posse, o coronel Dorgival Ferreira como secretário-adjunto e Alexandre Moreira no cargo de coordenador-administrativo.
“Criamos esta secretaria para promover a defesa social dos cidadãos e cidadãs arapiraquenses. Precisamos estar cada vez mais perto das pessoas e da comunidade. Temos uma equipe séria, capacitada e com compromisso com Arapiraca. O coronel e sua equipe vêm para somar esforços para o bem da nossa população”, reforçou Luciano Barbosa.
Ainda em sua fala, o prefeito disse que pretende realizar concurso público para qualificar a Guarda Municipal. “Quero agradecer a todos os vereadores pela aprovação da lei que criou a secretaria, que terá um papel importante, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, na defesa social da nossa gente”, acrescentou.
Retomada do Conselho
Em seu pronunciamento, o secretário Enio Bolívar anunciou a retomada do Conselho Municipal de Segurança Pública. “Vamos ouvir toda a sociedade, interagir e integrar as ações em defesa dos arapiraquenses. Agradeço ao prefeito Luciano Barbosa pela confiança em nosso trabalho, para dar uma resposta aos anseios da sociedade”, afirmou.
Entre as competências do Conselho Municipal de Segurança Pública de Arapiraca, aprovado pela Lei Nº 2.1986/2001, estão a definição das prioridades locais da política pública de segurança pública e opinar sobre as diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.
Além de ex-comandante do 3º Batalhão Militar de Arapiraca, o coronel Enio Bolívar é bacharel em Direito, com pós-graduação em Segurança Pública (CAO – APMSAM) e participação na Conferência Anual SWAT – Dallas (Texas-USA), instrutor Low Light (COPA – PCAL) e palestrante no Brasil e no exterior sobre o tema da Baixa Luminosidade, entre outras referências profissionais.